Jericoacoara: Passeio à Lagoa do Paraíso e à Lagoa Azul

Continuando nossos posts sobre Jericoacoara (não deixe de ler Começando a Planejar a sua Viagem), escreveremos um pouco mais sobre o passeio de buggy mais conhecido da região: O passeio de buggy até a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul.

Quem vem à Jeri vai seguir basicamente um roteiro que inclui, basicamente, pelo menos dois passeios de buggys nas dunas, lagoas e mangues, uma caminhada até a Pedra Furada e uma subida na Duna do Por do Sol.

Caso você tenha interesse, não vai ser problema visitar a pedra Furada ou a Duna do Por do Sol. Dá para fazê-los de graça como explicamos melhor aqui. Mas para os buggys, você vai precisar investir tempo e dinheiro.

Como eu faço para contratar um buggy para chegar à Lagoa do Paraíso?

Existem três opções:

  1. Existem várias agências de turismo da região que vendem estes passeios. Assim que chegar à cidade você pode procurá-los e negociar os preços. Em geral, não terá dificuldade em encontrar um buggy logo para o dia seguinte;
  2. Pedir ajuda ao seu hotel. Em geral, os hotéis vendem os passeios ou indicam alguma agência que o faça;
  3. Entrar em contato com algum buggeiro pelo whatsapp ou rede social. Tenho visto vários deles sendo recomendados em blogs ou instagram de viagem.

Independentemente da opção escolhida acima, os preços são tabelados em todos eles, algo em torno de R$ 300,00 por buggy. Alguns deles acabam dando algum desconto, mas isso depende muito mais da negociação e do movimento do dia.

Ah! Há quem pergunte se é possível pagar com cartão de crédito. É sim. Eu não sei se todos eles aceitam, mas nós pagamos o nosso com cartão mesmo.

Já contratei, vamos começar o passeio?

Claro! Essa é a melhor parte. Combine com o buggeiro de buscá-lo em seu hotel. No geral, eles recomendam que saiam às 09:00 hrs. Consideramos um bom horário, já que você poderá acordar com calma e tomar seu café da manha tranquilo.

O roteiro oferecido para nós foi: começar visitando a Pedra Furada, seguir para a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e terminar na Árvore da Preguiça.

Aqui vai nossa primeira dica: não compensa gastar tempo deste passeio para ir até a Pedra Furada. O buggy não poderá chegar próximo à Pedra Furada por uma questão ambiental. Então te deixará longe o suficiente para que gaste pelo menos meia hora caminhando para chegar até a pedra e mais meia hora de retorno. Deixe para visitar a Pedra Furada mais tarde por conta própria, ou então em outro dia.

Segunda dica: peça ao buggeiro seguir direto para a Lagoa do Paraíso. Imagine que todos os turistas da região vão fazer o roteiro muito parecido com o seu. Quanto antes você chegar à lagoa, mais vazia estará. Então poderá reservar o primeiro momento para tirar foto da lagoa quase vazia e aproveitar as redes coloridas, antes que cheguem os demais turistas e você precise competir por elas.

Na saída da cidade, em direção à Lagoa do Paraíso, você passará pelo Parque Nacional de Jericoacoara. Isso significa que você passará em meio às dunas que viu quando chegou. É um ótimo momento para parar um pouco e subir em uma delas. As fotos ficam bem legais e o visual muito bonito.

Alchymist Beach Club

Dando sequência à sua viagem, o seu buggeiro deve levá-lo ao Alchymist Beach Club. É uma das opções uma de bar/restaurante que serve de base na lagoa. Eles disponibilizam cadeiras e mesas de graça. Caso você queira ficar na parte VIP com espreguiçadeiras, aí sim terá de desembolsar um pouco de dinheiro. Há outras opções, mas nenhuma com a estrutura do Alchymist.

Não tem chovido muito nos últimos anos e a lagoa recuou bastante se comparada ao que era há alguns anos. Mas o lugar continua lindo. Água verdinha e cristalina. O visual é demais e a água é tranquila. Eles colocaram as redes coloridas na água e tem até mesinha para sentar no lago. Também dá para alugar uma prancha e praticar stand up paddle (R$ 20,00 por meia hora, se não me engano). Só não se esqueça de repassar o protetor! Como já dito antes, em Jeri venta muito e a brisa disfarça o quanto estamos queimando debaixo do sol.

Um dos passeios mais famosos de Jericoacoara é o passeio à Lagoa do Paraíso e à Lagoa Azul. Saiba o que esperar e como planejar seu passeio.
De boa na lagoa.

Fique o tempo que desejar. Será a melhor parte do seu passeio do dia. Peça uma água de coco e petiscos para os garçons. Nade no lago, tire fotos na rede e curta o lugar. Lembre-se apenas que o buggeiro espera devolvê-lo ao seu hotel por volta das 15 ou 16 hrs.

Lagoa Azul

Quando estiver pronto, chame o seu buggeiro e siga para a Lagoa Azul. Não vou mentir para você. As fotos na internet são lindas, mas até que chova muito novamente, praticamente não há Lagoa Azul. Pelo menos não havia no final de 2016. Sendo assim, apenas passamos por onde havia um lago e seguimos para almoçar na praia do Preá. A ideia de almoçar no Preá foi uma dica de um recepcionista do nosso hotel. Segundo ele, encontraríamos opções mais baratas e igualmente gostosas.

Depois de um peixe assado de frente para o mar e uma volta na praia, seguimos para o buggy. Passamos então por ruas, praias e dunas até chegarmos à Árvore da Preguiça. Tem quem diga que não há nada demais na árvore. Afinal, é uma árvore. Mas se observar que em todas as praias que você passará, não vai encontrar nenhuma árvore daquela espécie que tenha nem perto daquele tamanho, já vale a visita. Além do que é um dos cartões postais desta viagem.

Um dos passeios mais famosos de Jericoacoara é o passeio à Lagoa do Paraíso e à Lagoa Azul. Saiba o que esperar e como planejar seu passeio.
Árvore da preguiça – enorme e linda!

Parque Nacional de Jericoacoara

Depois de tirar suas fotos, embrulhe-se em uma canga ou toalha e volte ao buggy. O caminho até o seu hotel passará novamente pelo Parque Nacional. Acredite, o sol estará alto o suficiente para queimar cada parte exposta do seu corpo. Então coloque uma toalha por cima de ombros e braços além de reforçar seu protetor solar.

Pronto! Entregue ao seu hotel. Mas como ainda é cedo, aproveite para curtir um pouco a piscina ou a praia antes de seguir para o tradicional – e lindíssimo – por do sol na duna.

No próximo post, escreveremos um pouco mais sobre outro passeio tradicional de buggy em Jeri: o passeio de buggy até Tatajuba.

Espero que tenham gostado e, para mais conteúdo como esse, acompanhe a gente no Instagram e Facebook e fique por dentro dos próximos posts.

4 comentários sobre “Jericoacoara: Passeio à Lagoa do Paraíso e à Lagoa Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo