Fortaleza e Jericoacoara: roteiro de 12 dias

Segundo o site Tripadvisor, Jericoacoara foi um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros nos últimos anos. A construção do novo aeroporto e dos novos hotéis na pequena cidade com certeza contribuiu para esse grande movimento que deve continuar a ser visto nos próximos anos. Se você faz parte deste grupo de turistas que está planejando conhecer Jericoacoara, porquê não aproveitar os voos para Fortaleza e fazer um roteiro completo pelas duas cidades?! Para te ajudar a fazer esse combo nas suas férias, montamos este roteiro de 12 dias em Jericoacoara e Fortaleza para que possa aproveitar o melhor destes dois destinos em uma só viagem.

Dia 01 – Chegada à Fortaleza.

O que fazer no primeiro dia dependerá muito do horário do seu vôo e do seu check-in. Caso ainda esteja sol e você queira aproveitá-lo, considere tirar o dia para descansar na piscina do hotel ou seguir para a praia do Futuro, a praia para banhistas em Fortaleza.

Dia 02 – Morro Branco, Praia das Fontes e Cafeteria Santa Clara.

Saia por volta das oito horas da manha para a cidade de Beberibe (85 km de Fortaleza). Ao chegar, siga para o Monumento Natural das Falésias. Trata-se de um labirinto (que não é tão labirinto assim), onde é possível passar pelas falésias que apresentam diversos tons de areia. O lugar é muito bonito e rende ótimas fotos. Basta clicar aqui para ler um post completinho sobre o passeio em Morro Branco e Praia das Fontes (como chegar, preços dos passeios, atrações do destino e outros detalhes).

Labirintos de falésias de areia, em Morro Branco

Quando estiver satisfeito, siga para a praia e contrate duas horas de buggy para passear pela praia e pelas atrações da região. Você deve passar pela Gruta da Mãe D´água, bicas de água doce que saem direto das falésias, lagoas de água doce e alguma grande duna.

Peça para motorista te deixar em um restaurante da região (sugerimos o Restaurante do Augusto) para almoçar e aproveitar o resto da tarde na praia que fica aos pés do estabelecimento. No final da tarde, siga de volta para Fortaleza.

De noite, pegue um táxi e peça para deixá-lo no espaço cultural Dragão do Mar. Dê uma volta na praça e siga para a Cafeteria de Santa Clara. Experimente uma tapioca de carne de sol e queijo coalho e uma tapioca de creme de cappuccino com sorvete de creme de sobremesa. Para saber mais detalhes sobre esta Cafeteria, como chegar, opções do cardápio e preços, basta clicar aqui.

A Cafeteria Santa Clara serve mais do que um cafezinho

Após o jantar e se ainda tiver pique, sente em um dos bares da praça abaixo da cafeteria para curtir alguma apresentação local ou ver o movimento.

Dia 03 – Beach Park, Feirinha e Sorveteria 50 Sabores.

Se programe para chegar às 10:30 hrs ao Beach Park caso já tenha comprado o ingresso pela internet. Do contrário, chegue um pouco antes para passar na bilheteria.

Após um dia todo em toboáguas e piscinas, retorne para o seu hotel quando o parque estiver fechando. Explicamos todos os detalhes sobre o BeachPark neste post.

Coma algum lanche no hotel e guarde espaço para os deliciosos sorvetes da Sorveteria 50 Sabores. Acredite! Você tem que experimentar pelo menos alguns sabores. E não se preocupe. Se estiver em dúvida de qual sabor escolher, peça para experimentar! Contamos aqui nossa experiência e sabores favoritos.

Após o sorvete, siga para a feirinha que fica no calçadão logo em frente. Eles têm muitas opções de artesanatos, lembrancinhas, roupas e muitas coisas mais.

Dia 04 – Fortaleza/Jericoacoara.

Agende com seu transfer para sair por volta das sete da manha. Assim, você deve chegar ao seu hotel perto do almoço. Calce os chinelos e tire o dia pra aproveitar a praia.

Ao entardecer, siga para seu primeiro pôr do sol na Duna do Pôr do Sol. Considere não levar câmeras no primeiro dia para aproveitar o momento sem a tentação de ver tudo através de uma tela de celular. Contamos aqui os detalhes deste que é considerado um dos melhores momentos da viagem.

O pôr do sol é um espetáculo diário em Jericoacoara

De noite, passeie pelo centrinho, curta a energia do lugar e contrate os passeios para os próximos dias. Siga para o Restaurante Tamarindo, para ter uma das melhores experiências gastronômicas da região. Contamos aqui nossa experiência em alguns restaurantes de Jeri.

Dia 05 – Passeio para Tatajuba e Ristorante Leonardo da Vinci.

Tome um café tranquilo e encontre com seu buggueiro as nove horas para seu primeiro passeio, para Tatajuba (tudo explicadinho aqui). Pare no mangue para ver cavalos marinhos em seu habitat natural em um passeio opcional. Pegue a balsa para chegar ao mangue seco onde poderá tirar belas fotos. Após uma água de coco, siga viagem pelas dunas da região. Faça skibunda na Duna do Funil e aproveite o resto da tarde para curtir na Lagoa da Torta.

O lindíssimo Teatro José de Alencar em Fortaleza. Roteiro em Fortaleza e Jericoacoara. Mangue Seco
Um dos cenários do Mangue Seco

Avise seu buggueiro quando quiser voltar. De volta na vila, suba a duna e assista o pôr do sol novamente.  Dessa vez registre tudo o que puder.

De noite, siga para o Ristorante Leonardo da Vinci para experimentar uma pizza de massa fina e crocante ou massa com frutos do mar. Não se esqueça de pedir sobremesa, as opções são divinas.

Dia 06 – Passeio até as Lagoas do Paraíso e Azul e Bistrô Caiçara.

Após outro café tranquilo, encontre seu buggeiro para o segundo passeio em Jeri. Aqui contamos todas as dicas deste passeio. Uma das dicas neste post é pedir para não começar pela Pedra Furada. Siga até a Lagoa do Paraíso para aproveitar as redes coloridas vazias e o ambiente ainda tranquilo do Alchymist Beach Club.

Após duas horas ou três horas, passe pela lagoa azul e siga para almoçar em Preá, opção mais em conta e tão gostosa quanto às da Lagoa do Paraíso. Caminhe pela praia e volte para o buggy. Passe pela Árvore da Preguiça, um dos cartões postais de Jeri e siga de volta para o hotel.

O lindíssimo Teatro José de Alencar em Fortaleza. Roteiro em Fortaleza e Jericoacoara. Árvore da Preguiça
A famosa Árvore da Preguiça

De noite, experimente o restaurante que mais gostamos em Jericoacoara: o Bistrô Caiçara. Peça um camarão no coco verde ou o premiado robalo ao molho de caju. Humm… dá saudade só de lembrar. Neste post falamos sobre nossa experiência lá e nos demais restaurantes de Jeri.

Dia 07, 08 e se possível 09 – Praia da Vila e Pedra Furada.

Tire de um a três dias só para curtir a praia, praticar windsurfe e stand-up paddle, relaxar nas piscinas do hotel e descansar um pouco.

Aproveite um destes dias para ir até a Pedra Furada, outro cartão postal da cidade que contamos aqui.

Pedra Furada Jericoacoara
Curtir o final da tarde caminhando até a Pedra Furada pode ser uma boa opção

Dia 10 – Jericoacoara/Fortaleza.

Coma sua última tapioca em Jeri e prepare-se para o retorno. Após 4 ou 5 horas de viagem, faça check-in no hotel e curta a piscina ou passeie pela orla de Fortaleza.

Se não der tempo de fazer no último dia, encaixe aqui uma visita ao Mercado Central e ao Teatro José de Alencar no centro de Fortaleza. Outra opção é pegar um taxi para a Praia do Futuro caso não tenha visitado no dia da chegada.

Dia 11 – Praia do Cumbuco e Moleskine Gastrobar.

Contamos aqui tudo que precisa saber sobre o passeio na praia de Cumbuco.

Parta ainda pela manha e escolha a base em que passará o dia. Contrate um buggueiro pelas próximas horas para fazer o tradicional passeio com ou sem emoção pelas dunas. Pare para praticar skibunda, tirar fotos das dunas e siga para um dos lagos com tirolesa. Após subir e descer algumas vezes, o buggueiro deve passar pelo lago do banana e te deixar em alguma lagoa para dar alguns mergulhos.

O lindíssimo Teatro José de Alencar em Fortaleza. Roteiro em Fortaleza e Jericoacoara
O lago entre as dunas de Cumbuco. Roteiro em Fortaleza e Jericoacoara

Após o passeio, retorne para o restaurante para almoçar. Curta o resto do dia na praia e volte para o hotel no final da tarde.

De noite, pegue um táxi e siga para o Moleskine Gastrobar, um dos restaurantes mais bem avaliados de Fortaleza. Contamos tudo o que precisa saber sobre o local aqui.

Dia 12 – Última manhã no Mercado Central e Teatro José de Alencar e despedida.

Se o seu vôo for de tarde, aproveite a manhã para conhecer o centro de Fortaleza. Passe pelo Mercado Central para comprar as últimas lembrancinhas e faça uma visita guiada pelo centenário Teatro José de Alencar. Contamos como fazer este tour aqui.

O lindíssimo Teatro José de Alencar em Fortaleza.
O lindíssimo Teatro José de Alencar em Fortaleza. Roteiro em Fortaleza e Jericoacoara

Ufa! É isso aí pessoal! Acreditamos que com este roteiro você terá aproveitado boa parte dos passeios, restaurantes e atrações de Fortaleza e Jericoacoara. Por ser um roteiro, acabamos abreviando todas as experiências. Mas nos links do texto você poderá ler todos os detalhes sobre os lugares e atrações comentadas no roteiro.

E você viajante? Recomenda algum passeio que não comentamos ou restaurante bom na região? Então comente e curta nossas redes sociais (Instagram e facebook) para continuar recebendo roteiros como esse na sua timeline.

E aí, #partiuviajar?

2 comentários sobre “Fortaleza e Jericoacoara: roteiro de 12 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo