A escultura de David de Michelangelo – Informações Úteis

A escultura de David de Michelangelo – Informações Úteis

Não é segredo a paixão que guardamos por Florença. Mas como não ter esse sentimento por uma cidade que, além de tudo o que proporciona, guarda uma das esculturas mais impressionantes e famosas do mundo?! Para contar mais sobre essa história e ajudá-lo a ter uma experiência completa em sua visita, preparamos esse post com todas as informações que você precisa para visitar a escultura original de David de Michelangelo em  Florença.

Quem esculpiu David?

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido apenas pelo seu primeiro nome, nasceu em Caprese no ano de 1475 e faleceu em Roma no ano de 1564. Passou a maior parte de sua vida estudando, criando e mudando o mundo em Roma e Florença. Em Florença, inclusive, foi onde viveu como aprendiz e mestre, tendo sido financiado pela família Médici em diversas oportunidades. Pois é, os Médici de novo, e acho que depois de alguns posts sobre Florença, passamos a entender como a Família Médici contribuiu significativamente para o mundo artístico.

Porém, o que mais sabemos sobre Michelangelo? Bom, apenas o suficiente para nos impressionar a cada vez que vemos uma de suas obras. Seja como pintor, escultor, poeta ou arquiteto, suas belas obras de arte foram espalhadas pela Itália e pelo mundo. Até mesmo suas obras incompletas, como por exemplo Os Prisioneiros, são impressionantes. Se você duvida, saiba que Os Prisioneiros estão expostos no mesmo museu que David e você pode conferi-los na mesma visita .

Mas Michelangelo vai muito além de David e algumas obras incompletas. Citando apenas as obras mais famosas temos: os afrescos da Capela Sistina, a Criação de Adão, Julgamento Final, o Martírio de São Pedro, Conversão de São Paulo, a Cúpula da Basílica de São Pedro (lembrando tratar-se da maior cúpula do mundo), as esculturas de Leda, Moisés, Pietá e, claro, a escultura de David.

A escultura de David de Michelangelo é um dos grandes tesouros da cidade de Florença. Saiba como visita-lo, horários, preços e muito mais.
Os Prisioneiros, no corredor, e a escultura de David de Michelangelo lá no fundo.

A escultura David de Michelangelo

E por que escolhemos falar desta escultura em especial? Porque está em Florença e certamente foi a escultura que mais nos impressionou até hoje. Você pode achar exagerado da nossa parte, mas saiba que, devido à genialidade atribuída, a escultura de David de Michelangelo foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença. É ou não é grande coisa?

Majestoso em seus 5,17 metros de mármore esculpido em linhas curvas entre os anos de 1501 e 1504, Michelangelo dizia que a obra já estava pronta antes mesmo de começar a esculpir, ele apenas tirou os excessos.

Modéstia ou não, o que sabemos é que o bloco de mármore bruto originário de David ficou exposto ao tempo por 25 anos antes de Michelangelo assumi-lo. O bloco foi sendo oferecido de artista para artista sem que ninguém tivesse interesse em utilizá-lo. Por 25 anos o bloco esperou Michelangelo, que com 29 anos finalizou a escultura de David. Gente, 29 anos! Era ou não era um gênio?!

Michelangelo pensava diferente dos grandes mestres da época

O momento temporal em que David foi retratado é outra curiosidade interessante sobre a escultura. Grandes artistas famosos da época, como Donatello e Verrochio, haviam retratado David após seu triunfo sobre o gigante Golias. Michelangelo, no entanto, pensou e queria fazer diferente.

Se observarmos com atenção podemos perceber que o David de Michelangelo está posicionado em pé olhando o horizonte como se estivesse prestes a enfrentar Golias. Ou seja, ele foi retratado supostamente momentos antes da batalha.

Os detalhes são impressionantes

Os detalhes da obra são impressionantes. Até o olhar de David é destaque. Michelangelo perfurou a região da pupila dos olhos em forma de “V”, como um casco de cavalo. Com isso, quando a luz incide transversalmente à parte em “V”, cria-se um efeito próximo ao brilho de um olho humano.

A escultura de David de Michelangelo é um dos grandes tesouros da cidade de Florença. Saiba como visita-lo, horários, preços e muito mais.
A escultura de David de Michelangelo é uma das obras mais conhecidas do mundo

Segurando apenas a funda (espécie de estilingue), o corpo nu de David revela inúmeros detalhes. São veias, músculos e uma proporcionalidade e semelhança com o corpo humano que torna este gigante ainda mais espantoso. A impressão que se tem é que ele pode se mexer e sair andando a qualquer minuto.

A polêmica sobre a nudez

Mas claro que quando falamos em nudez, tocamos em outro ponto sensível para aquela época. Sempre retratado com roupas até aquele momento e em uma época onde a nudez em público não era bem vista – mesmo tratando-se apenas de uma obra de arte – a escultura de David gerou muitas polêmicas e uma certa crítica da igreja e da população local.

A escultura foi inicialmente encomendada para ficar na Piazza della Signoria, principal Praça de Florença, onde ficou exposta até 1873. No tempo em que lá ficou foi lapidada e teve parte do seu corpo coberto em nome da moral. Até hoje, quem vai até a praça como contamos nesse post, poderá ver uma réplica onde esteve David por séculos.

Onde posso ver a escultura original de David de Michelangelo?

O David original pode ser encontrado na Galleria dell’Accademia di Belle Arte, situada na Via Ricasoli, 58/60. Caso não esteja com um mapa aberto, fica a três quadras da catedral de Santa Maria del Fiore, sentido oposto ao Rio Arno. Ou seja, basta estar no centro de Florença que será fácil e possível chegar caminhando.

A Academia de Belas Artes de Florença é uma das mais famosas escolas de ensino artístico do mundo até hoje, resultado da organização dos profissionais de arte da cidade que se iniciou em 1339. O próprio Michelangelo foi Diretor da Escola em 1562. Entre seus ilustres alunos podemos citar Galileo Galilei. Anexo à Academia, podemos encontrar a galeria onde fica exposta David e outras várias obras famosas.

Qual o horário de funcionamento da Galleria dell´Accademia?

De terças a domingos, das 08h15min às 18h50min. A Galeria também não abre dias 01/01 e 25/12, independente do dia da semana que caírem.

Os ingressos são comprados com hora marcada. Ou seja, ainda que você compre um ticket em determinado momento, só poderá entrar no horário expresso no ingresso. Mas vale lembrar que esse horário é apenas para entrar. Uma vez lá dentro ninguém vai cobrá-lo para sair antes do horário da galeria fechar.

Lembrando ainda que sempre sugerimos verificar o site oficial da Galeria para que confirmem essas informações, já que poderão sofrer alterações a qualquer tempo.

Como faço para comprar o ticket e quais os preços?

Bilheteria da Gallerie dell´accademia

A Academia é uma parada obrigatória para quem visita Florença e por isso está sempre cheia, principalmente em alta temporada.

Como eu comentei acima, as entradas são em horários pré estabelecidos. A primeira opção, mas que eu recomendo apenas como última medida, é tentar comprar o ingresso na hora pela bilheteria ao lado da Galeria. Não encontrei nada sobre que horas abre, mas imagino que não muito antes do horário de abertura da Galeria. A bilheteria fecha às 18h20min.

Caso não se sinta a vontade em comprar pela internet ou não sabe bem qual dia exatamente estará na região, visite a galeria logo cedo ou mais para o fim da tarde, quando há uma chance das filas estarem menores. Cuidado para que não chegue tarde a ponto de precisar correr para ver todas as obras.

Reserva Antecipada pela internet

De qualquer forma, esse é um ícone que não pode faltar na sua visita à Florença e por isso recomendamos fortemente que faça a sua reserva de forma antecipada e garanta seu ticket. Para isso, existem três opções:

  1. Site oficial da Galeria: Através deste site vocês conseguem se cadastrar e fazer a compra do ticket antecipadamente pelo site oficial da Galeria. Faça a sua busca de forma antecipada! Para vocês terem uma referência, estou pesquisando os tickets disponíveis enquanto escrevo esse post e encontrei disponibilidade apenas para daqui duas semanas. O preço cheio pelo site oficial é de 16 euros por pessoa. Os cidadãos europeus entre 18 e 25 anos com carteira de identidade ou passaporte pagam 6 euros. Crianças abaixo de 18 anos pagam 4 euros.
  2. Pelo telefone: Através do número (+39) 055294883 é possível fazer a compra dos tickets. Se você fala italiano pode ser uma boa solução. Alguns atendentes falam inglês também.
  3. Get Your Guide: Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Eu separei uma opção que está bem avaliada na plataforma que possui opção de ticket para vários dias, inclusive até mesmo para amanhã. Vale a pena considerar essa opção também:

Última observações sobre David de Michelangelo

Existe a opção de contratar áudio guias na entrada da Galeria por algo em torno de 6 euros. Se não me falha a memória não há disponibilidade em português, mas tem em inglês e espanhol.

Quando fui pela primeira não podia tirar foto de David, mas na segunda vez e até hoje, pelo que pude pesquisar, pode-se tirar fotos à vontade desde que não seja com flash. Então já prepara sua câmera ou celular para aquele clique legal.

A escultura de David de Michelangelo é um dos grandes tesouros da cidade de Florença. Saiba como visita-lo, horários, preços e muito mais.
“Oi, sou o David, vou ali bater no Golias e volto já.”

Por fim, não deixe de tirar um tempo para sentar em um dos vários bancos próximos para apenas observar. Quem sabe ele até não se mexe de verdade? rs

Se você gostou de conhecer mais sobre a escultura de David de Michelangelo e das nossas dicas, então não deixem de nos acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para saber mais sobre esse e outros Detalhes de Viagem. Arrivederci!

5 comentários sobre “A escultura de David de Michelangelo – Informações Úteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo