Museu Neandertal na Alemanha: Como visitar e informações úteis

Museu Neandertal na Alemanha: Como visitar e informações úteis

Se você gosta de museus, está passeando pela Europa e o tema da evolução humana costuma te atrair, então você precisa fazer uma visita ao Museu Neandertal na Alemanha. Conhecemos o museu e contaremos neste post nossa experiência e informações úteis para que planeje a sua visita.

Quem eram os Neandertais?

Normalmente não os conhecemos por este nome, mas sim pela imagem que o cinema e a ciência criaram para os Neandertais há algumas décadas. Os Neandertais passam pela nossa cabeça como os famosos homens das cavernas. Pois é! Estamos falando daquele ser primitivo, peludo, com uma clava na mão e que vivia com sua família dentro de uma caverna dentro de um período entre 400 mil e 40 mil anos atrás.

Representação de uma mulher Neandertal no Museu Neandertal na Alemanha
E aí, essa representação era o que esperava ver de uma mulher das cavernas?

Acontece que o Homem das Cavernas que não era das cavernas

A ciência mais moderna, no entanto, tem descoberto que essa era uma impressão quase que inteiramente equivocada. O Homem das Cavernas, aparentemente não vivia nas cavernas. Muitos dos ossos encontrados dentro das cavernas são na verdade de Neandertais que foram enterrados ali propositalmente em um ritual de passagem. Ou seja, na verdade mostra o quão evoluídos eram esses hominídeos que aparentemente já haviam criado rituais e seguiam tradições como por exemplo o do sepultamento.

Outra informação chocante é que também não há registros de uso de clavas, mas sim pedras e ferramentas afiadas e já trabalhadas por eles, além de lanças que utilizavam para caçar em uma rotina diária que exigia o dobro das calorias que consumimos hoje.

Ainda desmentindo tudo o que aprendemos, há pesquisas que mostram que estes hominídeos não eram exatamente peludos como nós imaginávamos. Depois do Homo Erectus, de onde os Neandertais e nós, os Homo Sapiens Sapiens descendemos, a grande quantidade de pelo não fazia mais sentido para o nosso corpo. O nosso cérebro havia aumentado gerando um grande consumo de energia, fazendo nosso corpo esquentar. Sendo assim, se fossemos repletos de pelos, provavelmente morreríamos de superaquecimento.

Ou seja, quase tudo o que crescemos ouvindo falar ou vimos em desenhos e filmes está sendo contestado. Estamos aprendendo muito mais sobre a origem do ser humano nas últimas décadas do que jamais aprendemos em toda nossa história.

Uma representação do Homo Erectus no Museu Neandertal na Alemanha
Uma representação do Homo Erectus no Museu Neandertal na Alemanha

A evolução humana é como um rio cheio de braços.

Outra realidade que a ciência moderna tem apresentado é sobre a evolução humana não linear. Mas o que isso significa?

O melhor jeito de ilustrar esse assunto é pensar naquela clássica imagem do primata que se desenvolveu até chegar em nós, humanos como nos conhecemos atualmente. Acontece que essa ilustração também é muito rasa e não conta a verdade da evolução dos hominídeos.

A verdade é que nossa evolução não segue uma linha rígida onde morre um macaco e nasce o homem das cavernas que um dia será substituído pelo ser humano atual. A verdade é que houveram vários hominídeos que viveram na terra ao longo dos últimos milhares e milhares de anos ao mesmo tempo. Muitos deles se encontraram e alguns deles até se acasalaram.

Por isso, quando pensarmos na evolução humana, precisamos pensar em um rio com vários afluentes que nos levaram ao que conhecemos hoje como Homo Sapiens Sapiens ou apenas nós mesmos.

Se pararmos para pensar, faz todo o sentido que assim tenha sido. Quantos tipos de pássaros ou outros animais não conhecemos com várias espécies diferentes?! Com os hominídeos não foi diferente. Apesar de atualmente existir apenas uma espécie, a espécie humana ou homo sapiens sapiens (não importando as diferenças de cor de pele, formato de olhos, tipos de cabelo, etc), convivemos por milhares de anos com espécies diferentes de hominídeos e isso é incrível!

Eles eram parecidos conosco?

Apesar de semelhantes, os Neandertais tinham características diferentes que os representavam de forma distinta. Eles tinham sobrancelhas mais proeminentes, faces salientes e costelas mais curtas, mais profundas e mais largas. Já o nariz era grande e na região da mandíbula não havia um queixo. Além disso, suas órbitas eram muito maiores, embora não esteja claro se sua visão diferia da nossa. Os homens não costumavam passar muito dos 1,66m e as mulheres 1,54m e ambos tinham musculatura compacta e maciça que condizia com a sua rotina diária de caça.

Apesar de todas essas diferenças, se um Homo Neanderthalensis (adoro esse nome!) pudesse reviver nos dias de hoje e estivesse de banho tomado, barba feita e com roupas modernas, é possível que ele não chamasse tanta a nossa atenção em um metro ou pelas ruas por aí. Ou seja, eles eram fisicamente muito próximos de como nos conhecemos atualmente.

Os Neandertais e os Homo Sapiens Sapiens eram muito semelhantes fisicamente. Há um boneco de borracha no Museu da Alemanha simulando como seria um Neandertal de banho tomado, barba feita e vestido com roupas modernas.
Os Neandertais eram tão parecidos com a gente que mal podemos dizer quem é quem nesta foto haha

A coexistência com o Homo Sapiens Sapiens

Eles eram tão parecidos com a gente e viveram em parte na mesma época que nós, que o nosso encontro foi inevitável. E como será que foi esse encontro?

Há várias pesquisas que avaliaram como foram esses encontros e os impactos dessa relação. Talvez para a sua surpresa, esse encontro foi muito mais amigável do que possa estar imaginando. Além de vários registros e pesquisas feitas indicarem que o Homo Sapiens Sapiens e os Neandertais socializaram em diversos níveis e momentos, há provas inquestionáveis que eles também tiveram encontros amorosos. Há mapeamento genéticos de crianças que tinham pais de diferentes lados, o que prova que ambas as espécies acasalavam entre si.

Acontece que o Homo Sapiens ganhou a guerra genética. A grande maioria dos nossos genes atuais vem dos nossos ancestrais africanos e pouco sobrou dos Neandertais. Sim, pouco sobrou, mas sobrou. Apesar do desaparecimento da espécie, estimasse que até 4% do nosso gene atual pode ser rastreado até os Neandertais. Ou seja, podemos dizer que todos nós carregamos um pouco do homem primitivo em nós mesmos e isso, com certeza, faz dos Neandertais os nossos parentes mais próximos na escala evolutiva.

E como os Neandertais foram extintos?

Essa é uma resposta ainda sem confirmação científica. Há algumas especulações que ainda precisam ser provadas.

Há teorias sobre a mudança climática da Europa que congelou boa parte da Europa levando à espécie à extinção. Outra teoria não refutada ainda é sobre conflitos com outras espécies, como os próprios humanos.

No entanto, talvez a que faça mais sentido foi mesmo como perderam a guerra genética e pelo baixo índice de reprodução. Ou seja, os humanos acabaram se reproduzindo muito mais do que eles e algumas vezes até com os Neandertais. Isso fez com que em certo momento da história, não houvessem mais neandertais para se reproduzirem, acabando com a sua linhagem.

O Neandertal mais famoso do Museu Neandertal: Mister N

Apesar da primeira ossada de um Neandertal não ter sido encontrado na Alemanha, foi a descoberta dos alemães que mudaram toda a nossa percepção sobre eles.

Na verdade, antes da descoberta do Mister N, a ossada do Neandertal encontrado na cidade de Mettmann na Alemanha, não havia ainda a ideia concreta da existência dessa espécie. Somente a partir dos estudos desses ossos que foi feita pouco depois da publicação da Teoria da Evolução de Darwin, que a ideia da existência dos Neandertais surge.

Até mesmo o nome é resultado do local da descoberta destes famosos ossos. Neandertal ou Vale do Neander, é um pequeno vale do Rio Düssel que fica entre as cidades de Mettmann e Erkrath. E é quase no mesmo lugar onde foi feita a descoberta que nomeou toda uma espécie que construíram um Museu dedicado aos Neandertais.

Uma representação de como seria o famoso Mister N, o primeiro Neandertal identificado no Museu Neandertal na Alemanha
Uma representação de como seria o famoso Mister N, o primeiro Neandertal identificado.

O Museu Neandertal

Boa parte do que eu contei até agora e muitas outras informações podem ser encontradas no Museu Neandertal na cidade de Mettmann na Alemanha.

O Museu está localizado próximo do local onde foi feita a descoberta do Mister N (nosso primeiro Neandertal reconhecido da história) no Vale de Neander. O museu, construído em 1996 e atualizado constantemente, possui uma exposição inteiramente focada na evolução humana.

Todos os perfis de visitantes são atraídos para o museu que recebe mais de 170.000 visitantes por ano. Entre os visitantes podemos encontrar desde adultos curiosos até crianças que passam correndo pelos corredores que sobem em uma espiral única com representações e informações sobre a história da evolução humana.

Fachada do Museu Neandertal ou Neanderthal Museum
Fachada do Museu Neandertal ou Neanderthal Museum

O que vou ver no Museu do Neandertal?

Há dois tipos de conteúdos comumente expostos. O primeiro deles é a exposição permanente sobre a evolução humana. Em uma visita de duas à três horas com muita calma é possível passar por todas as informações que contam sobre a nossa evolução focada principalmente nos estudos sobre os Neandertais.

Há representações em modelos que simulam diferentes hominídeos e cópias de ossos encontrados em todo esse período para que possamos entender visualmente todo o conteúdo passado. Há vídeos, fotos, explicações escritas em vários painéis espalhados e muito áudio explicando os detalhes do que as referências visuais nos passam.

Existem ainda as exposições temporárias. Quando estivemos no museu, havia uma exposição bem interessante sobre Pompéia. Era uma exposição bem pequena, mas que vale a pena conferir quando estiverem no museu.

Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974
Representação de Lucy no Museu Neandertal. Lucy é um fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974

Áudio Guia e Visita Guiada no Museu Neandertal

Talvez uma das informações mais importantes que você precisa saber sobre o museu é que todo o conteúdo só pode ser conferido em alemão ou inglês. Ou seja, se você só entende português, a sua experiência pode acabar limitada e causar uma sensação de frustração.

O valor da entrada no museu já inclui um áudio guia que eu recomendo muito que aceite. Apesar de muitas informações no museu estarem disponíveis por escrito, em quase todos os cantos do museu há uma espécie de plug onde você conecta os fones dado na entrada e você pode ouvir as explicações preparadas pelo museu.

O curioso é que esse foi o primeiro museu em que estive onde o áudio guia não vinha com o aparelho, mas sim com o fone apenas. Achei muito prático e fácil de usar. Cada estação do museu tinha pelo menos 4 plugs onde os visitam podiam ouvir tranquilamente os áudios enquanto observavam as maquetes e outras referências visuais.

Há também a possibilidade de visitas guiadas. No entanto é necessário fazer uma reserva e o valor é um pouco salgado. Honestamente, considerando o áudio guia que utilizamos e o preço do serviço, não sentimos falta de um guia.

Cada estação de apresentações possui vários plugs para conectarmos os fones e ouvirmos explicações. Museu Neandertal
Cada estação de apresentações possui vários plugs para conectarmos os fones e ouvirmos explicações

A torre Höhlenblick

Próximo ao museu, em uma caminhada agradável e rápida, podemos chegar à Torre Hölenblick que significa “vista da caverna”. A torre leva este nome porque foi na caverna Feldhofer Grotte, que os restos do Mister N (o nosso neandertal) foi encontrado em 1856.

Infelizmente a caverna e todo o desfiladeiro do Vale do Neander já não existe mais como resultado das atividades das pedreiras na região. Porém, após novas escavações que ocorreram entre os anos de 1997 e 2000, um novo parque foi criado e a torre foi montada para que o seu topo ficasse exatamente onde antes havia a famosa caverna.

Desenho da caverna onde o Mister N foi encontrado no século XIX. Mettmann. Alemanha
Desenho da caverna onde o Mister N foi encontrado no século XIX.

A partir do topo podemos dar uma olhada na região ao redor nos dias de hoje e também fazer uma viagem no tempo através de imagens virtuais que nos levam ao mesmo vale na Idade das Pedras.

A torre tem 22 metros de altura e é possível subir por uma escada central ou mais lentamente por pelas rampas laterais. A entrada para a Torre já está inclusa no valor do ticket do museu.

A torre Höhlenblick.
A interessante torre Höhlenblick

Como chegar ao Museu Neandertal?

O museu fica na Talstrasse 300, na cidade de Mettmann. O museu fica entre as cidades de Düsseldorf e Wuppertal. Mais ao norte de Colônia e ao sul de Dortmund no oeste da Alemanha.

Há uma estação de trem muito próxima do museu, aproximadamente 250 metros ou uns 5 minutos de caminhada. Para quem parte da estação central de Düsseldorf, o trajeto leva em torno de 20 minutos. Para quem vem de Colônia, pode levar um pouco mais de uma hora com uma baldeação em Wuppertal. Seja como for, o transporte público pode ser uma opção barata e muito fácil para se chegar ao museu.

O acesso é ainda mais tranquilo e rápido para quem vem de carro. O caminho é todo sinalizado e há um estacionamento em frente ao museu que pode ser utilizado mediante pagamento. O ticket é comprado em uma máquina que aceita pagamentos em moedas e até cartão. O bilhete impresso deve ser colocado em um lugar visível no painel do carro. O preço varia de acordo com o tempo que você pretende deixar o carro no estacionamento e parte ainda pode ser reembolsado no museu caso você compre o ticket na hora.

Horário de Funcionamento

O museu fica aberto de terça à domingo das 10h às 18h. O museu costuma ficar aberto também nos feriados, com exceção da véspera de Natal, no próprio Natal e na véspera do Ano Novo. Acredito que duas ou três horas sejam o suficiente para conhecer bem o museu.

Quanto custam os tickets para o Museu Neandertal?

O valor inteiro:

  1. Adultos: 13 euros.
  2. Crianças entre 6 e 17 anos: 8,5 euros.
  3. Menores de 6 anos: 7 euros.

Há a possibilidade de comprar um ticket família (mínimo 1 adulto + 1 criança):

  1. Adultos: 11,05 euros.
  2. Crianças entre 6 e 17 anos: 7,23 euros.
  3. Menores de 6 anos: 5,95 euros.

Você pode comprar seu ticket na hora no museu ou de forma antecipada:

Acessibilidade

O museu é super acessível para cadeiras de rodas porque as salas são em um corredor contínuo em espiral. O ingresso para pessoas com deficiência é reduzido e o acompanhante tem entrada gratuita.

Colônia! A quarta maior cidade alemã próxima ao Museu

O museu pode ser feito em um bate-volta a partir de Colônia. Quando alguém decide visitar a Alemanha, costuma incluir no seu roteiro a histórica Berlim, alguns dias por Munique ou até mesmo um stopover em Frankfurt para aproveitar o gigantesco aeroporto internacional. A verdade é que além destas cidades mais conhecidas, surge uma quarta que sempre figura na listinha das 5 cidades mais procuradas e preferidas para os turistas da Alemanha: Colônia. Para te ajudar a montar o seu roteiro e entender se esta ex-colônia romana e muito germânica deveria estar no seu roteiro de viagem, preparamos este post com 7 motivos para conhecer Colônia.

Museu do Chocolate em Colônia

Outro passeio imperdível para quem está na região é o Museu do Chocolate. Não sei se motivados pelo friozinho do inverno ou pela ótima qualidade dos fabricantes da região, a Alemanha é um dos países que mais consomem chocolate em todo o mundo. Um alemão, na média, consome quase 8 quilos de chocolate por ano. Talvez um chocólatra ache pouco e diga que sozinho consome bem mais do que isso, mas se compararmos com a média brasileira de 2,6 quilos/ano podemos notar o quão gigantesco é o consumo no país da batata, que pensando bem, também é um pouco o país do chocolate.

Para contar melhor a relação que os alemães (e na verdade o mundo inteiro) têm com este produto que vem sendo consumido em diferentes formas e contextos ao longo dos últimos 5000 mil anos, foi construído na cidade de Colônia o Museu do Chocolate. Ou como é chamado por lá: Schokoladenmuseum!

O Museu Neandertal é um passeio que com certeza foge do passeio comum, mas é um passeio super interessante para quem tem mais tempo para explorar essa região ou para quem gosta deste tema. Afinal, não é todo dia que podemos estar onde os Neandertais estiveram e foram “descobertos” por nós Homo Sapiens Sapiens, depois de esquecê-los por milhares de anos.

Se você gosta do nosso conteúdo, então não deixe do nos acompanhar no Instagram e no Facebook. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo