Verona – A cidade de Romeu e Julieta

Quem não conhece a história de Romeu e Julieta, não é mesmo? Seja pela obra original de Shakespeare ou pela sua releitura em peças de teatros e filmes, esta história vem sendo contada por décadas no mundo todo.

Mas o que um blog de viagens tem a ver com este romance ou com Shakespeare? Tudo! Desde que te levemos para a cidade onde esta história se passa.

O lugar escolhido por Shakespeare foi Verona. A cidade fundada pelos Celtas e colonizada pelos romanos em 89 a.C.., já foi capital de ducados, colônia de monges beneditos e palco da Célebre matança de franceses conhecida por Páscoas Veronesas. Localizada ao norte da Itália, é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que procuram arte, história e, claro, romance.

IMG_4200
Vista da cidade na ponte do Castelvecchio

Ah o amor! A quantidade de apaixonados que passam pela pequena cidade em direção a Via Capello 23 não é brincadeira, é quase uma procissão. Todos querem conhecer a suposta casa de Julieta.

Agora você deve estar se perguntando: Suposta? Sim. Suposta. A obra de Shakespeare é uma ficção baseada em um conto de dois jovens que viveram um amor proibido em Verona. E foi na sacada daquele pátio que reza a lenda que Julieta teria esperado Romeu por tantas vezes quanto foi necessário. Verdade ou não, por que não visitar o pequeno pátio e ver com seus próprios olhos?!

O pátio é pequeno, e fica menor ainda com a quantidade de pessoas que passam por ali o dia todo. A primeira vista será de uma parede com muitos bilhetes escondidos em buracos ou presos por chicletes, outra parede com muitos desenhos, nomes e mensagens, uma estátua de Julieta e, olhando para cima, a famosa sacada.

1907 - Contiki - Verona (19)
Suporta sacada de Julieta e um pátio lotado rs!

Tente não se incomodar com a quantidade de turistas, abrace o seu amor e cumpra com as superstições dos viajantes que passam ali todos os dias. Aqui vai a listinha:

  1. Ao passar para o pátio, verá uma parede com vários nomes e mensagens de pessoas apaixonadas do mundo inteiro. Pegue uma caneta, giz, batom ou o que quer que seja, e deixe seus nomes, coração ou que quer que tenha vontade;
  2. Como já deve ter observado, qualquer espacinho na parede vira motivo para alguém escrever um bilhetinho e deixar escondido. Para quem já viu o filme “Cartas para a Julieta” já deve imaginar o motivo. Escreva também e quem sabe alguma ajudante da Julieta não leia;
  3. Esta superstição é um pouco estranha, mas já que está por lá, por que não? Os turistas acreditam que passando a mão no busto da estátua de Julieta, terão sorte no amor. Pra você ver como não são poucos os que entram na brincadeira, a estátua já está até meio gasta hehe.
  4. Esta última superstição foi proibida. Os turistas compravam cadeados e prendiam no portão do Pátio. Até que era plasticamente bonita a cena, mas dá pra entender a proibição. Imagina quantos cadeados não eram fixados ali todos os dias?!
1907 - Contiki - Verona (21)
Cadeados no portão quando ainda eram permitidos.

Ok! Agora que já concluiu todas as superstições e tirou várias fotos, hora de pensar se quer entrar na casa da Julieta. Transformada em museu (oi??), os turistas pagam menos de 10 euros para ver algumas peças de roupas, algumas louças e muitas gravuras do romance. Mas é claro que não é pelo conteúdo da casa que a maioria das pessoas paga para entrar, mas sim pela oportunidade de estar na varanda da Julieta e tirar fotos. O melhor clique será feito de alguém que estiver no pátio enquanto se posiciona na varanda. Clique feito, hora de partir.

1907 - Contiki - Verona (45)
Mural com mensagens de amor. Não esqueça de tirar uma foto para eternizar sua mensagem 🙂

Abraçado com seu amor ou não, é hora de conhecer o resto da cidade. Qual tal uma das maiores e mais bem conservadas arenas de gladiadores do mundo? Ou então uma escapadinha para conhecer Castelvecchio? Já sei! Que tal um Spritz refrescante em um bar enquanto observa o movimento na Piazza delle Erbe? E que tal tudo isso junto?

Estamos preparando um roteiro de um dia pela cidade para que possa aproveitar um dia completo por lá. Curta nossa página no facebook e receba todos os nossos posts em sua timeline.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: