Passeios em Fortaleza: Mercado Central e Teatro José de Alencar

Passeios em Fortaleza: Mercado Central e Teatro José de Alencar

Nos últimos posts passamos alguns Detalhes de uma viagem à Fortaleza. Em geral foram praias, passeios de um dia e restaurantes que recomendamos. Mas e quanto à cidade? O que ela reserva para você?

Fortaleza é uma cidade deliciosa. Claro que existem as praias próprias para banho (como a do Futuro, com suas barracas super famosas e movimentadas), a famosa feirinha da Beira-Mar no final da tarde que os turistas adoram e o calçadão na orla para passear. Mas é bom lembrar que a cidade também reserva outras opções. E foi pensando nisso que escreveremos hoje sobre duas atrações que podem ser feitas em meio dia: o Mercado Central de Fortaleza e o Teatro José de Alencar.

Não é difícil imaginar que você tenha um vôo marcado para o final do dia e tenha disponível a parte da manhã. E dá para aproveitar estas poucas horas? Claro! Tudo bem que tem quem prefira curtir as últimas horas na piscina do hotel ou na praia mais próxima, mas para quem quiser aproveitar pra pegar um táxi até o centro não vai se arrepender.

Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza está situado na Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro de Fortaleza. Mas não se preocupe com o endereço, basta pedir ao taxista que te deixe no Mercadão.

O Mercado Central funciona todos os dias das semana a partir das 08:00 hrs. De segunda a sexta, o mercado fecha as 18:00 hrs, de sábado as 17:00 hrs e domingo as 13:00 hrs. Ou seja, você consegue visitar o mercado em qualquer manhã da semana.

img_7621_blog
Partiu comprar uma lembrancinha?

Mas o que você encontrará por lá? Basicamente tudo o que os turistas compram na região, concentrado em um só lugar. São artigos em couro (calçados, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados para cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas de variadas estampas, castanhas, doces e uma infinidade de lembrancinhas.

Ou seja, se você deixou a última manhã para fazer a compra de todas as lembrancinhas, veio ao lugar certo. No geral achamos os preços mais em conta, além do que todos os vendedores negociam o preço para não perderem a venda.

Teatro José de Alencar

Depois de comprar suas lembrancinhas ou apenas conhecer o Mercadão, ‘bora pegar um táxi (por volta de R$ 10,00) até o Teatro José de Alencar. Endereço: Rua Liberato Barroso, 525, Centro de Fortaleza.

img_7627_blog
Fachada do Teatro.

O Teatro foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer nessa viagem. Inaugurado em 1910, o teatro-monumento, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ainda conta com algumas apresentações seletas. Mas mesmo que não dê tempo de ver uma apresentação, recomendamos fazer a visita guiada no espaço. O preço é praticamente simbólico (R$ 6,00 por pessoa) e não leva muito tempo. Fizemos logo no primeiro horário, às 09:00 da manhã e não havia mais ninguém conosco. Mas caso não possa neste horário, saiba que a visita guiada é feita de hora em hora com parada entre às 13 e 14 hrs para almoço.

O espaço comporta 800 lugares e apresenta arquitetura eclética, tendo a sala de espetáculo estilo art nouveau. A fachada é marcante e boa parte de sua estrutura de ferro foi importada de Gasglow, na Escócia.

Foram colocados vidros para instalação do ar condicionado fechando completamente a fachada do teatro. Eu nem posso imaginar o calor que fazia no último andar, com as lamparinas acalorando o nada fresco clima de Fortaleza. Mas nada da modernidade tirou a beleza do espaço. O teto foi restaurando há pouco e mantém a pintura original em madeira no teto e nas paredes. O chão de ladrilhos ainda é o original importado de Portugal, e as cadeiras mantiveram as mesmas características das antigas, apesar de não serem as originais. Em todo o espaço é possível ver o cuidado na pintura e as referências artísticas da época. Vários nomes de escritores internacionais famosos estão pintados nas paredes, bem como várias obras de José de Alencar dão nome aos camarotes do segundo andar.

A visita se extende ainda até o Foyer, na parte superior externa do complexo. Trata-se de uma sala para 120 pessoas que já foi utilizada como museu do teatro, ateliê, academia de dança entre outras atividades. Atualmente recebe concertos, espetáculos cênicos, cursos, seminários e até mesmo casamentos. A pintura também está toda restaurada. Com exceção de um trecho da parede que mantiveram propositadamente a pintura original.

A visita ainda passa pelo espaço adjacente onde funcionam aulas de teatro e outras. Ao final do trajeto, a guia te deixa livre para conhecer o espaço e o jardim adjacente ao teatro.

Conclusão: O Mercado central é uma excelente opção para quem quer comprar algumas lembrancinhas ou coisas típicas da região e por isso não pode faltar no seu roteiro. Já quem quer incluir uma pitada de cultura nesta viagem, não pode deixar de passar no Teatro José de Alencar. Um dos ícones arquitetônicos e artísticos do Brasil com seus mais de 100 anos de existência. E o melhor de tudo, dá até para conhecê-los em uma manhã de chuva ou na manhã que você vai embora.

Não esqueçam de curtir nossa página no instagram @detalhesdeviagem e vejam as fotos dos lugares pelos quais estamos passando.

2 comentários sobre “Passeios em Fortaleza: Mercado Central e Teatro José de Alencar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo