Jericoacoara: Pedra Furada e Duna do Pôr do sol

Se você já procurou um pouco sobre Jericoacoa pelos blogs de viagem e sites de turismo, com certeza já viu alguma imagem retratando o belo pôr do sol na Duna e as fotos da famosa Pedra Furada. Faz sentido! Estas são duas das atrações mais populares da região e estão na listinha de coisas para se fazer em Jeri. Pensando nisso, preparamos esse post com dicas úteis e nossas impressões. Jericoacoara: Pedra Furada e Duna do Pôr do sol.

O que é a Pedra Furada?

A Pedra Furada é um dos cartões postais da cidade. Apesar se ser extremamente popular entre os turistas, carrega uma das maiores polêmicas da região. Calma! Já explicaremos o motivo. Antes disso, daremos o contexto para que você mesmo tire suas  próprias conclusões.

Distante 4 quilômetros da vila, você encontrará uma formação rochosa com um buraco no meio em plena praia. Este é o símbolo da praia de Jericoacoara: a Pedra Furada.

Não é o tipo de praia que você vai encontrar vários turistas pegando sol ou tomando um banho de mar. A não ser que você seja a Isis Valverde que contou uma história no programa do Fábio Porchat sobre ter ido descalça pelas dunas tentar encontrar a Pedra Furada.

Esse isolamento não acontece porque a praia seja feia, muito pelo contrário. Apesar de muito bonita, a Pedra Furada fica afastada da vila e o acesso não é fácil. Além disso, quase não há estrutura em volta para curtir a praia durante o dia.

Como chegar na Pedra Furada?

Existem pelo menos três jeitos para se chegar a Pedra Furada:

  1. Se a maré estiver baixa, é possível caminhar pela orla da praia a partir da vila. Mas prepare-se, a caminhada é de pelo menos uma hora para chegar. Uma vez lá, provavelmente você fará algumas fotos, talvez dar um mergulho e voltar para mais uma caminhada de hora pela praia;
  2. Se não quiser caminhar tanto, você pode cortar caminho pelo Morro do Serrote. Mas não se engane com o “cortar caminho”. Você deve levar uma meia hora ou quarenta minutos andando morro acima para então descer um caminho de pedras e chão batido um tanto íngreme. Use o calçado mais fixo possível no pé para te ajudar a prevenir algum escorregão. Basta ver o que aconteceu com a Isis Valverde;
  3. A terceira opção talvez seja a mais prudente mas não é a mais barata. Você pode pagar para que uma charrete te leve até a descida comentada acima. Dali é só descer para chegar à Pedra Furada e pronto, você poderá ver esse cartão postal sem muito esforço. O preço da charrete costuma estar entre R$ 25,00 e R$ 30,00 por pessoa. Dependendo da sua disposição, vale o preço.
A Pedra Furada em Jericoacoara é um dos cartões postais da cidade. Nesse post passamos todas as informações e dicas para conhecê-la.
Percurso pra chegar à Pedra Furada: não é mole não!

A Pedra Furada é uma atração pega-turista?

Acho que a essa altura da leitura você já deve ter percebido o motivo da polêmica que comentei acima. Muitos moradores e turistas dizem que é muito esforço só pra ver uma pedra grande com um buraco no meio. Muitos blogs consideram o lugar como um “pega-turista”. Nós achamos que tudo depende da sua disposição e vontade de conhecer a Pedra.

Aqui vão mais alguns Detalhes de Viagem sobre a Pedra Furada:

  1. Em julho é possível ver o sol se pondo bem no buraco da pedra. Apesar de não termos vistos pessoalmente, achamos as fotos na internet muito bonitas;
  2. Nem pense em subir na pedra. Além de perigoso, é proibido;
  3. Existem ambulantes em todo o caminho para vender bebida e tirar fotos;
  4. O trecho para chegar à Pedra é vazio em determinados trechos. Mas perto do final da tarde, aumenta o número de pessoas indo em direção à Pedra. Talvez seja uma opção mais segura se não quiser ir sozinho.
A Pedra Furada em Jericoacoara é um dos cartões postais da cidade. Nesse post passamos todas as informações e dicas para conhecê-la.
Furada sim, mas majestosa sempre! Jericoacoara: Pedra Furada e Duna do Pôr do sol

Duna do Pôr do Sol

Esta é outra “atração” muito conhecida em Jeri e que recomendamos, é claro! Mas vamos aos Detalhes sobre a famosa duna.

No final da tarde, quando o sol começar a querer descansar no horizonte, começa uma espécie de peregrinação. Todos os turistas pegam suas coisas e seguem a caminho da duna para acompanhar o sol se pondo no horizonte.

Turistas subindo a Duna do Pôr do sol em Jeri
Peregrinação até o topo da duna para assistir ao espetáculo do pôr do sol.

A grande vantagem é que, diferente da Pedra Furada, a duna fica bem próxima da vila, do lado esquerdo no final da pequena praia. Ou seja, você pode curtir a praia ou a piscina do seu hotel até o finalzinho da tarde que ainda dará tempo de subir na duna.

Apesar de todos os turistas fazerem a mesma coisa todos os dias, não será difícil encontrar um bom lugar na duna para acompanhar o pôr do sol, já que ela é realmente grande.

De fato o acontecimento é um espetáculo da natureza. Os tons alaranjados do céu que funcionam como uma bela moldura de um sol que se põe no aparente mar infinito, tornam o momento especial. Tão especial que não são raras as vezes que o pessoal aplaude como se estivessem em um musical da Broadway. Seja como for, vale a pena subir na duna para acompanhar o momento.

Mais alguns Detalhes de Viagem sobre a Duna do Pôr do sol:

  1. Sim. O momento é romântico e bonito. Mas nem pense em fazer um piquenique ou levar uma toalha e acompanhar o momento bebendo algum espumante. Ninguém te conta isso, mas saiba que venta pra chuchu lá em cima. É verdade que alguns dias ventam mais, outros menos, mas sempre venta o suficiente para que qualquer coisa que tenha levado seja empanada pela areia.
  2. Leve óculos de sol, e alguma canga, toalha ou camiseta. dependendo da força do vento no dia, a areia que corre em cima da duna e é quase impossível ficar de olhos abertos para ver o espetáculo. Além disso, a areia que vem com o vento bate forte nas costas e até no pescoço. Então, melhor garantir.
  3. Imaginamos que você vá passar mais de um dia em Jeri. Então porque não subir em um destes dias para ver o pôr do sol sem se preocupar com as fotos ou filmagens?! Outro dia você sobe e faz todas aquelas imagens bonitas para publicar em sua rede social e guardar de recordação.

Duna do pôr do Sol em Jericoacoara

Vale ou não vale um milhão de aplausos?!

E depois do pôr do sol?

Quando o sol se põe, toda aquela turistada começa a descer a duna em uma peregrinação reversa. Os capoeiristas começam a jogar na praia, alguns morceguinhos começam a voar e tem até aula de zumba na areia. Mas se nada disso interessar, é hora de voltar ao hotel para curtir um pouco da piscina ou se arrumar para passear e jantar no centrinho de ruas de areia da vila.

Apesar de alguns considerarem a Pedra Furada um pega turista, recomendamos avaliar o seu roteiro. Se tiver tempo e disposição para conhecer, certamente tirará algumas fotos bonitas e terá conhecido um dos cartões postais dessa viagem. Quanto ao pôr do sol na duna, está mais do que recomendado. É fácil chegar, é de graça e incrivelmente bonito.

Para quem ainda não leu nossos outros posts sobre Jericoacoara, já falamos tudo o que precisa saber para começar a planejar a sua viagem para Jeri, sobre o passeio de buggy até as Lagoas Azul e do Paraíso e neste aqui sobre o passeio de buggy até Tatajuba.

Se você gostou desse post Jericoacoara: Pedra Furada e Duna do Pôr do sol e das nossas dicas, não se esqueçam de nos acompanhar nas nossas redes sociais redes sociais (Instagram e facebook). Publicamos um vídeo super bonito que fizemos do pôr do sol na duna, vale a pena ver!

2 comentários sobre “Jericoacoara: Pedra Furada e Duna do Pôr do sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo