Perguntas frequentes sobre as Maldivas

Olá viajantes! Inicialmente havíamos escrito apenas três posts sobre este paraíso chamado Maldivas. No entanto, notamos que algumas dúvidas foram surgindo, e resolvemos escrever este quarto post. Coletamos algumas dúvidas mais frequentes e outras por nós pensadas para ajudar no seu planejamento de viagem. Caso ainda fique alguma dúvida, sinta-se à vontade para escrever nos comentários abaixo ou nos enviar um e-mail.

Quando ir para as Maldivas?

Essa foi a campeã das perguntas feitas e confesso que realmente havíamos nos esquecido de comentar. As Maldivas está próxima da linha do equador. Isso significa que não há chances de pegar frio friiiio em qualquer estação do ano. A temperatura média fica entre os 25° e 27° quase todos os dias do ano. Já a água do mar costuma estar entre 27° e 30°. Uma delícia, hein?! 🙂

O que você precisa observar, no entanto, são as estações chuvosas. Como é um comum nesta faixa do globo, existe a estação de chuva e a de seca. Os meses de Abril (mais para o finalzinho do mês) até Outubro são conhecidos por apresentarem mais dias chuvosos, podendo chegar a 15 dias de chuva no mês. Já a estação mais seca começa em Novembro e se estica até Abril. Mais certeiro mesmo é entre Janeiro e começo de Abril.

O que nós recomendamos? 

Considerando que é um destino longínquo, caro e que a estrela do lugar é o sol e o mar, não arrisque. Drible o preço promocional e tentador da estação chuvosa e vá em período de seca para evitar o risco de chover muito. Para vocês terem uma referência, estivemos por lá no mês de janeiro e não pegamos chuva nem um dia sequer (apesar do primeiro dia estar nublado). Ou seja, se mesmo no mês de seca um tempo nublado ou uma chuva podem aparecer, imagina ir até lá para pegar uma semana inteira de chuva!

Quais roupas levar na mala?

As mais leves e confortáveis possíveis. Há uma enorme probabilidade de vocês passarem quase o dia todo em trajes de banho e, no máximo, chinelos. Eu mesmo só fui calçar um tênis de novo (com muito custo) quando fomos embora. Passávamos os dias descalços com saídas de praia, chapéu e muito protetor solar. À noite, vestidinho mais bonitinho para as meninas e bermuda e camisa/camiseta para os meninos costumam ser uma boa pedida. Esqueçam sapatos, sandálias mais elaboradas e saltos nessa viagem. Você estará praticamente na areia o dia todo e seus pés te amarão mais por isso.

E o que mais levar na mala em uma viagem como essa?

Sem dúvida cada pessoa tem hábitos diferentes, mas pensamos em algumas coisas para recomendar:

  • Uma câmera legal ou GoPro para entrar na água é valioso. Com certeza você vai querer registrar aqueles corais, peixes e tudo o mais que encontrar por ali.
  • Protetor solar não pode faltar. Faz muito sol e ficar ardido fará com que sua estadia perca metade da graça. Para quem é sensível ao sol, recomendamos procurar uma dessas camisetas de mangas compridas apropriadas para te proteger do sol mesmo dentro d’água, ou improvise com uma que você não se importe em molhar. Não se esqueçam também do chapéu ou boné, porque apesar de haver espaços com sombra na ilha, a caminhada entre eles pode ser sob o sol super forte.
  • Livros ou Tablets. Se você não tem planos para passar o dia todo nadando e fazendo atividades pela ilha, um bom livro, tablet ou qualquer coisa que te distraia enquanto observa o mar ou ouve o som das ondas virão bem a calhar!
  • Outra dica é levar um pendrive com música. Se você escolher ficar no seu bangalô parte do dia, poderá colocar o pen drive no aparelho de som do quarto e dançar enquanto pula em sua piscina privativa ou curtir uma musiquinha romântica com seu amor em plena ilha no meio do Oceano Índico.
  • Mantenha sua conta no Netflix atualizada. Vai ter quem pergunte: “Como assssimmm? Você está viajando e vai assistir filme?” Mesmo nos hotéis mais modernos, as opções de entretenimento noturno podem não ser tão atrativas assim. Com o mar super escuro e depois de um jantar delicioso, porque não assistir um filminho na cama antes de dormir?

Eu vi na internet que existem tubarões e raias por lá, eles atacam?

Não sabemos, mas estamos vivos! 😀 No nosso atol a presença de tubarões e raias com tamanhos e tipos diferentes era bem frequente. Tão frequente que no quarto havia um livro explicando sobre os tipos de tubarões que frequentava o entorno da ilha e que eles eram inofensivos aos seres humanos. Todos muito bonitos e nunca maiores do que um metro e meio. Sempre que estávamos na água, os tubarões se afastavam. Afastavam-se muuuuito mesmo. Eles gostavam menos da nossa presença do que nós da presença deles. Então não se apavore e curta seu snorkeling tranquilamente.

DCIM100GOPRO
Olha o tubarãozinho ali!

Quero levar meu drone e fazer várias imagens, posso?

Muitos hotéis nas Maldivas não permitem o uso de drone. Se quiserem saber minha opinião, concordo plenamente.

Um drone não vai fazer falta para você conseguir ótimas fotos, já que o cenário é lindo em qualquer ângulo. Mas, acredite, sua privacidade na banheira ou na piscina privativa do seu bangalô vai fazer muitas falta. Então deixa para levar o drone em outra viagem, combinado?

Existe mini cozinha ou algum jeito de economizar na refeição?

Nos hotéis que pesquisamos não tinha um quarto sequer com cozinha, mas mesmo que tivesse, onde compraríamos comida para cozinhar?! rs Maldivas é um dos destinos mais exclusivos do mundo. Cada ilha possui no máximo um hotel e tudo é importado e abastecido por barcos. Infelizmente isso tem um preço.

No entanto, considerando que o café fica até um pouco mais tarde e que é praticamente um banquete, a velha tática de tomar um café reforçado e deixar o almoço virar apenas um lanche está valendo. Outra opção para economizar um pouco é trocar alguns jantares glamorosos por comidinhas mais simples no quarto. Dependendo do que pedir, poderá economizar um pouco mais do que nos restaurantes. Só não deixe de experimentar os restaurantes em algumas noites. A comida é realmente uma delícia e o cenário encantador.

Tem wi-fi? É bom?

Até mesmo em uma ilha quase deserta todos querem internet, não é mesmo?! hehehe No  hotel que ficamos, o Constance Halaveli, tem sim. Não tivemos problema algum em nenhum dos dias, pelo menos não nos quartos e restaurantes. E inclusive a conexão foi bem mais digna do que muitos hotéis em terra firme pelo mundo. Ah! O Wi-fi já estava no preço.

É um destino só para casais? Aceitam crianças? E solteiros?

Nas Maldivas existem hotéis que não aceitam crianças. O Constance Halaveli não só aceita como vimos uma família com duas crianças, todos brincando na praia quase deserta, cena que ficou na memória de tão fofo. Também há opções de quartos em terra firme, na ilha mesmo. Talvez isso deixe os pais um pouco mais tranquilos com as crianças menores.

Não dá para mentir. Claro que a maioria que vimos por lá eram casais passando lua de mel, bodas ou passando férias mesmo. O próprio lugar sugere certo romantismo e a privacidade desejada por casais em comemoração. Mas nada impede que os solteiros viagem sozinhos ou com amigos para curtir o mar, o sol e as atividades por lá. Tendo em mente, é claro, que não vai encontrar muita azaração e agito na maioria dos hotéis.

É um destino caro?

Não tem como dizer que não é. Até dá para baratear as passagens conciliando com outro destino ou esperando uma promoção, mas os hotéis, refeições, passeios e tudo o que adquirir ou consumir por lá, será caro! Principalmente se escolher os hotéis ou quartos mais exclusivos.

Isso significa que não vale a pena ou o que preço é abusivo?

Muito pelo contrário! Tudo depende da sua vontade e desejo. Em nossa opinião valeu muito a pena. Se considerarmos que tudo o que você consumir na ilha precisou vir de barco e que se trata de um destino de luxo com um nível altíssimo de qualidade de serviço e de estrutura, é um preço condizente. Além disso, o lugar é surreal de tão bonito. Claro que não é barato e que demanda planejamento, mas ainda sim compensatório por toda a experiência.

IMG_6247
Vale cada segundo… ❤

Bom, achamos que com isso respondemos todos os questionamentos. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, comente abaixo e tentaremos ajudar!

Curta também nossa página do Facebook para acompanhar todos os posts novos e o nosso Instagram para ver mais fotos das Maldivas e dos outros destinos que percorremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: