O pôr-do-sol em Sorrento

Dolce Far Niente é uma expressão italiana que significa literalmente o “doce fazer nada”, ou seja, trata-se daquela agradável ociosidade que nos toma em algumas situações memoráveis de nossas vidas. Pensar nessa expressão é lembrar-se de Sorrento.

De Roma para Sorrento são aproximadamente 265 km que podem ser feitas em três ou quatro horas de carro. É difícil precisar o tempo que você vai levar para chegar, não só pelos caóticos motoristas italianos, mas por todas as vezes que você vai querer parar para apreciar a vista a caminho desta encantadora comuna.

Sorrento tem aproximadamente quinze mil habitantes e algo em torno de 9 km². Está próxima de Nápoles e Pompéia, porta de entrada para a belíssima Costa Amalfitana e fica à meia hora de barco da ilha de Capri. Ou seja, além de conhecer uma das mais agradáveis comunas italianas, você ainda pode utilizar como ponto de partida para várias regiões, inclusive para “bate voltas”.

Um dia (talvez meio dia) é o suficiente para conhecer a cidade. O centrinho possui algumas ruas estreitas bem charmosas com várias lojinhas de lembrancinhas, gelaterias (inclusive é onde tomamos o melhor gelato italiano, confira aqui), lojas de roupas, quitandas, entre outras. Existe ainda uma praça central onde é possível caminhar por uma feirinha para comprar algumas lembrancinhas, tomar mais um limoncello fresquinho ou jantar em um dos restaurantes ao ar livre.

1507 - Contiki - Pompéia e Sorrento (133)_blog.jpg
Um passeio pelo centrinho.

Como Sorrento fica agarrada a uma encosta rochosa, você poderá acompanhar do alto o que pode ser chamada de praia pelos moradores. O melhor jeito de explicar é mostrando:

E é dali que você poderá aproveitar para curtir a atividade que deu origem a esse post, o pôr do sol em Sorrento. Seja curtindo com seu companheiro, amigos ou sozinho com seu gelato, não deixe de sentar-se em um dos bancos da Villa Comunale, próximo ao Convento di San Francisco, para curtir ao fundo a pintura que é este momento. Para quem está ali, sentado, apenas curtindo este momento, entende o que os italianos traduziram por “Dolce Far Niente”.

1507 - Contiki - Pompéia e Sorrento (151)_blog.jpg
Pôr-do-sol em Sorrento.

Um comentário em “O pôr-do-sol em Sorrento

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: