Capri: começando a elaborar seu roteiro

Se você está lendo esse post porque tem curiosidade de conhecer Capri, ou está montando seu roteiro pela Itália e considerou incluir esta famosa ilha no itinerário, saiba que é um dos destinos mais belos e populares da Itália.

A beleza deste lugar vem impressionando as pessoas por séculos. Não foi por acaso que Otaviano, antes de ser proclamado Augusto em 29 a.c., o tomou de Nápoles ou porque o Imperador Tibério escolheu transferir-se para a ilha, de onde cuidou dos interesses do império por dez anos. O destino se popularizou ainda mais no último século. Hoje em dia é possível ver astros de cinemas, esportistas e outros famosos (além dos muitos turistas desconhecidos, claro) aproveitando suas férias de verão nesta ilha de pouco mais de 10 km².

Foi pensando nisso que o Detalhes de Viagem resolveu fazer uma série de postagens sobre Capri para te ajudar a elaborar seu roteiro pela ilha. E só há um jeito de começarmos.

COMO CHEGAR

Conhecemos dois meios de se chegar à ilha: pelo ar ou pelo mar. Caso você não tenha o desejo ou a disponibilidade financeira de se chegar à ilha em um belo helicóptero que pode ser reservado para até 6 pessoas e suas malas, recomendamos as balsas ou aliscafe (uma espécie de lancha de alta velocidade) vindas, em sua maioria, de Nápoles e Sorrento. Também é possível partir de Positano, Amalfi, Salerno e Ischia, mas, considerando que você aceitou nossa dica de passar pelo menos um dia na charmosa Sorrento, é bem possível que embarque no porto de Marina Piccola para o pequeno e único porto de Capri: a Marina Grande.

1607 - Contiki - Sorrento e Capri (9).JPG
Marina Grande: não é tão grande assim, né?

Para quem vai passar o dia na ilha e retornar a noite para Sorrento, considere pegar a primeira embarcação que parte às 07:15 da manhã. Agora, se você vai ficar alguns dias na ilha ou está com preguiça de acordar cedo nas férias, fique tranquilo, as embarcações partem em vários horários diferentes até as 07:25 da noite, quando parte o último barco.

Este é o quadro atual das embarcações que fazem o trecho Sorrento/Capri (ida e volta):

captura-de-tela-2016-10-30-as-14-20-18captura-de-tela-2016-10-30-as-14-20-30

Vale lembrar que os horários podem ser alterados de acordo com as condições climáticas e a época do ano. Por isso recomendamos consultar o site da Azienda Autonoma di Cura, Soggiorno e Turismo di Capri quando estiver montando seu roteiro para garantir que esteja considerando os horários atualizados.

Como já falamos anteriormente, existem dois tipos de embarcações disponíveis para este trajeto: as balsas e o aliscafe. O primeiro faz o trajeto em 30 minutos e podem custar aproximadamente 15 euros. Por ser mais lento, é uma melhor alternativa para quem costuma sofrer enjoo. Já o segundo faz o trajeto em 20 minutos partindo de Sorrento e custam aproximadamente 18 euros.

Outra dúvida comum é a necessidade de comprar o ticket com antecedência. Nós fizemos o trecho em altíssima temporada e não tivemos dificuldade de comprar na hora. Mas não é difícil encontrar quem prefira comprar com antecedência para evitar as filas e garantir os assentos.

1607 - Contiki - Sorrento e Capri (83)_blog.jpg
Aliscafe

Se você ficou interessado em conhecer Capri partindo de Roma, saiba que é possível, mas certamente não compensa fazer um bate-volta. Mesmo que seja possível otimizar ao máximo todos os horários dos transportes até Capri, será necessário pelo menos três horas para concluí-lo. Ou seja, se você não tiver a sorte de “casar” os horários de cada pedacinho do trajeto, vai levar meio período para chegar.

A nossa intenção não é te desanimar, pelo contrário! Achamos que vale a pena investir meio dia viajando para quem quer conhecer Capri e a região, mas pensaria em ficar pelo menos uma noite. Por isso, segue um roteiro rápido para se chegar a Capri partindo de Roma.

Pegue um trem que sai do aeroporto Fiumicino até Stazione Termini. O trajeto dura aproximadamente 20 minutos e custam aproximadamente 15 euros. Em seguida pegue um trem para a Nápoles (Stazione Centrale). Este trecho pode ser feito em uma, duas ou quatro horas dependendo do tipo de trem que você irá pegar e pode custar de 10 a 40 euros por pessoa. Ao chegar à estação, procure um taxi para levá-lo até Molo Beverello. O trecho de taxi deve durar aproximadamente 10 minutos desconsiderando o transito. Ao chegar ao porto, compre um ticket e embarque em um Aliscafe para Capri.

Ufa, chegou! O que fazer agora além de comer um delicioso sanduiche caprese apreciando a bela vista? No próximo post daremos nossa sugestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: