O melhor Gelato Italiano

Já reparou que raras são as pessoas que voltam da Itália dizendo que não gostaram da experiência? Pois é! Nós temos uma teoria sobre isso. A Itália é um daqueles países raros que tem tanta coisa diferente para ver e fazer que fica fácil atender uma variedade infindável de perfis.

Apesar desta diversidade de experiências, existe uma que você pode fazer em quase qualquer lugar neste país: provar o delicioso gelato Italiano. Pode reparar que ele é tão famoso que não importa qual cidade seu amigo, parente, conhecido visitou, todos voltam sonhando com os gelatos.

Alguns italianos não gostam que confundam o gelato com o que conhecemos por sorvete industrializado. O gelato não possui aromatizantes, conservantes ou corantes artificiais. Outro bom motivo para tomar um é porque contém, em média, de 50 a 60% menos gordura, além da quantidade de açúcar utilizado ser inferior.

Ah, mas e se eu estiver visitando uma comuna italiana fora do verão?”. Sem problema, o verdadeiro gelato é mantido em temperaturas maiores do que o sorvete.  Além de ser cremoso, a temperatura mais branda o torna mais palatável (já que não anestesia tanto a nossa língua). Claro que ainda é gelado, mas eu pediria uma calda quente só pra não deixar de tomar outro.

Uma vez perguntamos para a Erica, uma experiente guia italiana, onde era vendido o melhor gelato da Itália. Sem titubear disse: “Primavera. Os melhores gelatos costumam estar nas lojas mais simples”. Primavera é uma sorveteria que fica no centro de Sorrento, comuna italiana da região de Campania, província de Nápoles, um dos principais pontos de conexão para a costa amalfitana.

Com uma dica dessas, não poderíamos deixar de experimentar. A loja fica localizada na Corso Itália, 142. Não é difícil encontrar. Basta seguir para as ruas estreitas no centrinho da cidade e procurar por esta fachada.

1507 - Contiki - Pompéia e Sorrento (139)_blog.jpg
Uma das duas entradas da Gelateria Primavera.

Eram tantos sabores diferentes e a vontade de experimentar todos é tamanha que você vai levar um tempo para ter quase certeza de qual vai levar. Caso queiram nossa opinião, os de figo e limão siciliano são indescritíveis.

Se já é impossível ter certeza de qual gelato da Primavera era o melhor, mais irresponsável ainda seria tentar eleger o melhor gelato de toda a Itália. De qualquer forma, a Érica tinha razão, estes foram os melhores que já provamos até hoje. Por isso, caso estejam na cidade, não deixem de experimentar.

E você? Tem alguma gelateria para indicar?

4 comentários em “O melhor Gelato Italiano

Adicione o seu

  1. Sonho com o Gelato até hoje! Experiência marcante! Nunca havia experimentado nada igual. E foi exatamente como você disse: estava calor, havia saído do Vaticano e na rua que dá acesso à Praça de São Pedro, decidi entrar em uma sorveteria bem simples que encontrei! Mamma mia!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: