Chá Gorreana – A sobrevivente e mais antiga plantação de chá da Europa

Olá Viajantes!

Essa é a primeira da nossa série sobre o que fazer, onde passear e algumas dicas pela Ilha de São Miguel nos Açores.

Há tanto para falar que nos perguntamos: “por onde começamos?”. A ilha de São Miguel é uma viagem para quem quer fugir do destino comum de férias. Então por que não começar falando sobre uma visita diferente e exclusiva em toda a Europa?!

Conhecer uma plantação de chá certamente é um passeio curioso, diferente e divertido que cumpre bem essa missão. Como já havíamos mencionado antecipadamente nos 7 motivos para conhecer a Ilha de São Miguel, é por aqui que encontraremos a única sobrevivente ativa e mais antiga plantação de chá da Europa. Fundada em 1883, a sexta geração da família continua cuidando do patrimônio que perdura mais 130 anos e é certamente um marco histórico de toda a Europa.

Posso ir agora e como chego lá?

A fazenda foge da formalidade, não sendo necessário agendar horário para visitação. Abertos quase todos os dias do ano (segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado e domingo, das 9h às 19h), basta chegar para ver o lugar em pleno funcionamento sem pagar nada por isso. A Fábrica de Chá Gorreana está localizada na Gorreana – 9625-304 Maia. Se você colocar o nome da fábrica nos aplicativos de direção, é bem provável que o reconheça. Para quem está hospedado no centro de Ponta Delgada, é um trajeto de mais ou menos 30 minutos de carro por uma boa estrada.

Entrada gracinha da propriedade : )

Beleza, cheguei, o que eu faço?

Chegando lá, pode estacionar seu carro no pátio deles mesmo e seguir para uma caminhada entre as plantações de chá. Tudo é feito por conta própria (a não ser que tenha contratado uma empresa para fazer um passeio guiado) e bem sinalizado. São dois percursos feitos totalmente a pé, sendo um mais curto e outro para quem tem mais tempo. Qualquer que tenha sido sua opção, poderá ver as plantações de chá, o rio que move as máquinas da fábrica e uma trilha bonita para fotografar.

As trilhas são bem demarcadas

Finalizado esse passeio, volte para o prédio onde deixou seu carro e siga pela porta mais à esquerda. Você chagará à uma sala de TV que passa um vídeo sobre como o chá é produzido e um pouco da história da plantação nos Açores e sua ligação com o oriente.

Sente-se com seu chá pra assistir um filminho rápido sobre o Chá Gorreana

Agora que terminou o vídeo, siga pelo corredor à frente que passa pelo maquinário da Fábrica. Em um processo totalmente orgânico e livre de pesticidas, essas máquinas Marshall do século XIX ainda dão conta de uma produção aproximada de 33 toneladas por ano. São mais de 32 hectares de variedades de chás preto e verde aqui produzidas e exportadas para Europa, América (incluindo Brasil), África e Ásia.

Agora que eu já vi a plantação e a fábrica, posso provar os chás?

Sem sombra de dúvidas, afinal, eles são as grandes estrelas por aqui. Em um espaço confortável com mesas e cadeiras, é possível provar muitos dos chás ali produzidos. Há ainda uma lojinha onde você pode comprar boa parte dos chás. Algumas latinhas são ótimos presentes para a família ou amigos que não puderam ir desta vez.

Você pode comprar uma latinha de chá para trazer de lembrancinha da sua viagem

Como já deu para perceber, o passeio pode ser feito para quem tem mais tempo, passando pelas trilhas e tomando um chá tranquilo sentadinho em frente à plantação, ou para quem está com a agenda mais apertada, passando pelo maquinário e tomando um chá observando a plantação da varanda mesmo. O que não dá pra fazer é passar pela ilha sem conhecer o Chá Gorreana. Histórico e um grande marco da ilha, certamente está na nossa lista de atividades imperdíveis da sua viagem para São Miguel.

Entrada com estacionamento gratuito bem na frente

Se você gostou da dica ou tem alguma pergunta, pode comentar abaixo. Espero que tenham gostado. Curta nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar nossos próximos posts e fotos sobre os passeios, restaurantes e outras dicas de viagem.

2 comentários em “Chá Gorreana – A sobrevivente e mais antiga plantação de chá da Europa

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: