O Cozido das Furnas – Comida típica dos Açores

Quando começamos a escrever esse post sobre os Açores: O Cozido das Furnas, chegamos à conclusão que há uma variedade de perfis de viagem e de viajantes espalhados por aí. Há quem escolha uma viagem para relaxar, há quem prefira conhecer novas histórias, há quem queira aprender sobre novas culturas, tentar coisas novas ou praticar atividades já conhecidas, entre uma infinidade de possibilidades quase inesgotável de perfis.

No entanto, há uma coisinha em especial que todos fazem durantes suas viagens: comer. Convenhamos que comer bem enquanto viajamos é muito bom. No entanto, se pudermos escolher comer bem e ainda escolher uma comida típica da região, daí a sua viagem se transforma em uma experiência.

Como compartilhar experiências e não apenas viagem é o nosso objetivo somado ao fato de estarmos escrevendo esta série de posts sobre a Ilha de São Miguel, não poderíamos deixar de falar do clássico entre os clássicos da cozinha regional: O Cozido de Furnas.

Como compartilhar experiências é o nosso objetivo, não poderíamos deixar de falar do clássico dos clássicos dos Açores: O Cozido das Furnas.
O famoso (e talvez não tão bonito) Cozido de Furnas

Sei o que é um cozido, mas e Furnas?

Furnas é uma freguesia que fica no sudeste da ilha no município chamado Povoação. Com pouco mais de 70km² e menos de 1.500 habitantes, esta freguesia é conhecida principalmente pela sua atividade geotermal. Com dois vulcões ainda ativos (sendo que a última erupção aconteceu há mais de 300 anos), os turistas correm para a região quando querem se banhar nas piscinas termais, andar pelos jardins do Parque Terra Nostra ou ainda caminhar em volta da grande Lagoa de Furnas. Inclusive já postamos contando um pouco mais sobre as opções de piscina termais da região aqui.

O lago de Furnas e logo abaixo na foto onde é possível ver as fumarolas de perto

Próximo à lagoa, encontramos onde é produzido o famoso cozido da região. Na margem norte do lago você encontrará as chamadas Fumarolas. Fumarolas são aberturas na superfície na crosta terrestre, geralmente próximas aos vulcões, que emitem vapor de água e gases. Ou seja, estamos falando de um território muito quente e que possui uma ligação direta com a superfície. A água esquenta tanto que vira vapor.

A grande ideia de usar o chão como forno

É tão quente que eu fico imaginando o calor que não estava para alguém pensar: “Uau! Faz tanto calor que parece um forno. Se enterrar alguma coisa por aqui, com certeza vai cozinhar”. Ok, eu sei que não foi assim e que há várias teorias de como começaram os cozimentos de panelas enterradas em solo quente por todo o território europeu, mas é quase que literalmente isso que você vai ver por aqui.

Fumarolas próximo ao Lago de Furnas
É possível caminhar por passarelas próximo aos buracos fervendo

Em um espaço parcialmente controlado para que as pessoas não se aproximem das regiões mais quentes da fumarola, você encontrará passarelas que levam aos buracos previamente feitos no parque. São neste lugares onde os restaurantes locais, moradores e até turistas (por que não?) podem depositar suas panelas com todo o preparo para que cozinhem pela próximas cinco a oito horas.

Passarelas próximo ao Lago de Furnas
As passarelas são bem conservadas e de fácil locomoção. Açores: O Cozido das Furnas

Podemos concluir que Furnas é um daqueles lugares no mundo onde as pessoas não só colhem da terra como cozinham dentro dela hehe. Piada infame feita, você deve estar se perguntando:

Legal! Mas é só chegar e almoçar?

A não ser que você mesmo tenha preparado o cozido, você não vai ao parque para comer. Vai se dirigir aos restaurantes locais para experimentar o prato. No entanto, recomendamos fortemente que vá primeiro ao parque.

Você pode localizar o parque no mapa ou Google Maps como Lagoa das Furnas. Acessível de carro e com estacionamento dentro do parque, paga-se algo em torno de 3 euros por adulto para acessar e ajudar a manter a estrutura do parque.

Você poderá ver as fumarolas, o lago e, chegando pouco antes do horário do almoço, provavelmente acompanhar alguém retirando a panela que levou mais cedo aquela manhã. Depois do passeio e das fotos onde registrou como seu cozido foi feito, chegou a hora de experimentar.

Lago de Furnas
Existem alguns bancos próximo ao lago para algum tempo de contemplação e descanso. Açores: O Cozido das Furnas

Onde comer?

Não é difícil encontrar na internet recomendações de lugares para experimentar o Cozido de Furnas. Sendo os mais recomendados o Tony´s, para uma experiência mais “autêntica”, e o restaurante do Hotel Terra Nostra, dentro do Parque. Ficamos com a segunda opção já que queríamos visitar o parque no mesmo dia:

Restaurante Terra Nostra Garden:
Endereço: Rua Padre José Jacinto Botelho, 5 – Furnas – São Miguel – Açores
Contato: (+351) 296 549 090 – terra.nostra@bensaude.pt

Para os que almoçam cedo, atente-se ao horário. Quando estivemos por lá, o restaurante servia só depois das 12:30h. O restaurante é muito bonito, mas não se preocupe porque não existe nenhum código de vestimenta rígido. Se alguém do grupo não quiser experimentar o cozido, o restaurante tem outras opções de pratos portugueses e até internacionais que podem agradar.

Como compartilhar experiências é o nosso objetivo, não poderíamos deixar de falar do clássico dos clássicos dos Açores: O Cozido das Furnas. Buracos com as panelas
É possível ver quando as panelas estão enterradas cozinhando. Açores: O Cozido das Furnas

Qual o preço?

Para quem veio experimentar o cozido, o restaurante serve o prato com valores para uma ou duas pessoas. Quando escrevi esse post em 2022, o valor era de 25 euros – 1 pessoa / 44 euros – 2 pessoas. Optamos pelo prato para duas pessoas e veio muito bem servido, podendo repetir se desejar.

Para quem quiser se antecipar aos pratos e demais preços, o site do restaurante disponibiliza o menu.

Feita a escolha, o garçom traz o cozido e apresenta cada um dos ingredientes do prato. E daí vem a pergunta:

O que tem no cozido?

Basicamente é colocado três tipos de carne (Vaca, porco e galinha) temperadas e marinadas 24 horas antes do cozimento, com batatas, cenouras, repolho, couve, morcela, chouriço, inhames e talvez mais outro legume que não tenha me lembrado agora acompanhado de uma cumbuca de arroz

Como eu comentei acima, um diferencial do Terra Nostra é que o garçom apresenta cada ingrediente separado no prato. Dessa forma você consegue identificar o que está comendo e até mesmo separar algo que não seja muto fã. Após colocar no prato ele rega com o caldo do próprio cozimento.

Como faço para chegar? A partir de ponta delgada

Aqui vale a mesma dica dos outros posts sobre a ilha de São Miguel. Baixe o mapa offline e coloque o endereço do restaurante acima no GPS. O restaurante fica aproximadamente 50 minutos do centro de Ponta Delgada por uma estrada bem tranquila. Aliás, como contamos nesta matéria sobre os mirantes e as estradas, pegar as estradas e dirigir pela ilha era realmente uma das coisas que mais gostamos de fazer. Não só porque a estrutura é boa, mas principalmente porque tem vários cenários pela costa ou no interior da ilha que valem a passagem. Principalmente para quem é verdinho como nós e gosta de uma natureza.

Como compartilhar experiências é o nosso objetivo, não poderíamos deixar de falar do clássico dos clássicos dos Açores: O Cozido das Furnas. Rua próxima ao Lago de Furnas.
Uma das ruas à caminho do Lago de Furnas. Açores: O Cozido das Furnas

Não quero dirigir pela ilha ou quero fazer um passeio, como faço?

Se você não alugou um carro ou ainda prefere fazer um tour mais completo com guia que passa todas as informações dos diversos pontos turísticos interessantes da região e ainda come o famoso Cozido de Furnas, recomendamos os tours da GetYourGuide. Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Clicando aqui você consegue reservar ingressos para as principais atrações de São Miguel com antecedência, evita filas e ainda apoia nosso Blog sem qualquer custo adicional. Seguem algumas opções de passeios na Ilha de São Miguel e região:

O Cozido de Furnas é uma das comidas típicas mais famosas da região, gostamos de provar e por isso está entre os nossos 7 motivos para conhecer a Ilha de São Miguel.

E se você está planejando seu roteiro pela ilha de São Miguel, não deixe de fazer um dos passeios mais famosos e incríveis da ilha: Onde e como ver baleias e golfinhos nos Açores em Portugal. O arquipélago dos Açores é um dos maiores santuários no mundo, tendo registro de mais de 20 cetáceos diferentes, o que representa mais ou menos um terço do total existente, vários biólogos e estudiosos passaram a frequentar esse lugar para estudo desses incríveis mamíferos.

Um dos melhores passeios dos Açores é o avistamento de baleias e golfinhos
Um dos melhores passeios dos Açores

O que mais fazer na Ilha de São Miguel?

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o Cozido de Furnas, então não deixe de acompanhar nossos outros relatos na ilha de São Miguel:

Se você provou o Cozido das Furnas ou tem alguma dúvida sobre esse ou outro destino de viagem, então curta as nossas páginas no Facebook e no Instagram.

4 comentários sobre “O Cozido das Furnas – Comida típica dos Açores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo