Dolce Far Niente é uma expressão italiana que significa literalmente o “doce fazer nada”, ou seja, trata-se daquela agradável ociosidade que nos toma em algumas situações memoráveis de nossas vidas. Pensar nessa expressão é lembrar-se de Sorrento: A entrada para a Costa Amalfitana.
Como chegar em Sorrento?
De Roma para Sorrento são aproximadamente 265 km que podem ser feitas em três ou quatro horas de carro bem tranquilos. É difícil precisar o tempo que você vai levar para chegar. Não só pelos caóticos motoristas italianos, mas por todas as vezes que você vai querer parar para tirar fotos e apreciar a vista a caminho desta encantadora comuna. Se você não quiser alugar um carro, existe ainda a opção de trem, barco e ônibus.
Sorrento: A entrada para a Costa Amalfitana
Sorrento tem aproximadamente quinze mil habitantes e algo em torno de 9 km². Está próxima de Nápoles e Pompéia, porta de entrada para a belíssima Costa Amalfitana e fica à meia hora de barco da ilha de Capri. Ou seja, além de conhecer uma das mais agradáveis comunas italianas, você ainda pode utilizar como ponto de partida para várias regiões, inclusive para “bate voltas”.
Se você gostou da ideia dos bate voltas a partir de Sorrento, fica aqui outra dica: GetYourGuide. Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Clicando aqui você consegue reservar ingressos para esses bate voltas com antecedência, evita filas e ainda apoia nosso Blog sem qualquer custo adicional. Seguem algumas opções de passeios na cidade de Sorrento e região:
O gelato italiano
Um dia (talvez meio dia) é o suficiente para conhecer a cidade. O centrinho possui algumas ruas estreitas bem charmosas com várias lojinhas de lembrancinhas, gelaterias (inclusive é onde tomamos o melhor gelato italiano), lojas de roupas, quitandas, entre outras. Existe ainda uma praça central onde é possível caminhar por uma feirinha para comprar algumas lembrancinhas, tomar mais um limoncello fresquinho ou jantar em um dos restaurantes ao ar livre.
O pôr do sol de Sorrento
Como Sorrento fica agarrada a uma encosta rochosa, você poderá acompanhar do alto o que pode ser chamada de praia pelos moradores. E é dali que você poderá aproveitar para curtir a atividade que deu origem a esse post, o pôr do sol em Sorrento. Seja curtindo com seu companheiro, amigos ou sozinho com seu gelato, não deixe de sentar-se em um dos bancos da Villa Comunale, próximo ao Convento di San Francisco, para curtir ao fundo a pintura que é este momento. Para quem está ali, sentado, apenas curtindo este momento, entende o que os italianos traduziram por “Dolce Far Niente”.
Se você gostou dessa curiosidade e das nossas dicas, então não deixem de nos acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para saber mais sobre esse e outros Detalhes de Viagem. Arrivederci!
5 comentários sobre “Sorrento: A entrada para a Costa Amalfitana”