Apesar da ilha de Capri ter um pouco mais de 9 km², é um destino que tem muitos cantinhos para se conhecer. São mirantes, faróis, paredões de rocha, praias e muitas grutas que fazem a alegria de quem a visita. Mas o principal e o mais famoso ponto turístico da ilha é uma pequena gruta. Para falar um pouco mais sobre ela, preparamos esse post. Capri: um barco a remo e uma Gruta Azul.
Como visitar a Gruta Azul
Talvez o jeito mais comum para se visitar a Gruta Azul seja através do famoso giro dell’isola. Este passeio é um tour guiado de barco feito ao redor da ilha com objetivo de conhecer alguns pontos turísticos visíveis pelo mar, com direito a nadar pelas grutas, ver o pôr do sol entre outras atividades em um trajeto que pode durar duas ou mais horas do seu dia.
Qualquer que tenha sido a sua escolha de tempo e tipo de embarcação para este tour, é bem provável que chegará o momento em que o capitão questionará as pessoas do barco se alguém tem interesse em conhecer a Grotta Azzurra. É nesse momento que você vai decidir se quer ou não fazer esse passeio opcional.
Preciso pagar para visitar a Gruta Azul?
Sim. Esse passeio é cobrado a parte porque o seu barco, que possui tamanho e estabilidade razoáveis, não vai entrar na Gruta. Para ter acesso, você precisa estar disposto a saltar da tua embarcação para um barco a remo, para no máximo quatro pessoas, e passar por uma pequena entrada de apenas um metro de altura por dois de largura deitando-se no fundo do barco enquanto o marinheiro pega impulso em uma corrente presa nas rochas.
Pareceu perigoso? Não é. Apesar da estreita entrada, os marinheiros são experientes e a passagem é bem curta. Não me recordo de ter demorado dois segundos para atravessar e chegar à cavidade de 60 metros de comprimento e 25 de largura de um azul e prata indescritíveis.
Talvez você esteja pensando que já pagou pelo passeio ao redor da ilha e não precise pagar por mais essa entrada. A verdade é que a maioria dos valores cobrados pelos tours não considera a entrada na Gruta Azul. Ou seja, não importa quanto tempo ou dinheiro tenha empregado no tour, se não tiver acordado previamente, vai ter que desembolsar mais um adicional de 14 euros pelo ticket (valor atualizado 2022 mas que pode mudar a qualquer tempo).
Mas se é um passeio a parte, para quem eu pago?
Você não precisa se preocupar em comprar os bilhetes diretamente com o barco que serve como bilheteria oficial da atração ao lado da entrada. Se você estiver em um passeio e você já disse ao capitão que quer entrar na Gruta Azul, ele já deve chamar os marinheiros que costumam realizar todos os trâmites entre eles. Temos certeza que o capitão que te levou até lá ficará satisfeito em te ajudar.
Nossa dica especial
A melhor dica que recebemos na época foi sobre o melhor momento do dia para essa visita. Talvez você já tenha pesquisado por aí e recebeu a informação que o melhor momento para se visitar a Gruta Azul seja entre meio dia e duas da tarde. A justificativa é porque os reflexos na gruta nesta hora são mais intensos e por isso o espetáculo mais bonito.
Porém, considerando que apenas um barquinho entra e sai por vez e que a quantidade de pessoas interessadas em conhecer a gruta vai aumentando no decorrer do dia em função das pessoas que vão chegando para passar o dia na ilha, sugerimos que, se tiver contratado um marinheiro para o giro dell’isola pela manhã, peça para que comece o tour pela Gruta Azul.
Se for um belo dia de verão, o período da manha não terá muita diferença para o sol do meio dia e é bem provável que esteja mais vazia e você possa aproveitar melhor o tempo para conhecer os demais lugares. É verdade que no final da tarde as filas são menores. Mas talvez o tempo esteja menos ensolarado e o mar mais agitado. Vale lembrar que se o mar estiver muito agitado o serviço de visitas fica suspenso.
Eu consigo visitar a Gruta Azul sem contratar o passeio ao redor da ilha?
Sim. Há duas opções. A primeira é encontrar um marinheiro na Marina Grande que esteja disposto a cobrar apenas para te levar à Gruta Azul e depois retornar contigo. Sugerimos fazer isso logo pela manhã onde deve encontrar maior disponibilidade de marinheiros e imagino que o custo não saia por menos de 13 euros.
A segunda opção é fazer parte dos 6 km que separaram o porto da Marina Grande da Gruta Azul de transporte público e outra parte a pé. Vá até o centro de Anacapri onde é possível pegar a Via Pagliaro até a Via Grotta Azzurra (lembrando que você caminhará mais de 3 km para chegar). Outra opção é pegar um ônibus que parte da Piazza dela Pace. Ao descer do ônibus procure uma escadaria que leva a uma fila para embarcar nos barcos a remo.
Honestamente eu acho muito esforço, ocupa parte do dia e o custo não é muito menor do que contratar um passeio de duas horas ao redor da ilha. Se você tem interesse de conhecer a Gruta Azul, eu recomendo fortemente que o faça junto do passeio completo.
Se você optar por esse tipo de passeio e quiser comprar seu ticket com antecedência, sugerimos verificar as opções do GetYourGuide. Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Clicando aqui você consegue reservar ingressos para as principais atrações de Capri com antecedência, evita filas e ainda apoia nosso Blog sem qualquer custo adicional.
Vale a pena?
Alguns entendem que a Gruta Azul é um clássico pega turista. Você vai pagar pelo menos 14 euros para passar apenas alguns minutos dentro da gruta e talvez dar um mergulho rápido se pagar uma caixinha para o marinheiro, mesmo não sendo permitido.
Pessoalmente eu acho que a maioria das pessoas vão para Capri uma ou poucas vezes na vida e o investimento da viagem é muito maior do que esses 14 euros. Então sim, se é algo que te despertou vontade, vale muito a pena tomar um remedinho para enjoo e não ligar em esperar um pouco para entrar nesta congestionada atração só para dar as famosas voltinhas ouvindo os marinheiros cantarem uma canção italiana enquanto enche seus olhos de um azul surreal.
Espero que tenham gostado do nosso post Capri: Gruta Azul. Aproveitem para ler nosso Roteiro de 1 dia em Capri e não deixem de nos acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook). Arrivederci!
5 comentários sobre “Capri: um Barco a Remo e uma Gruta Azul”