Capri: um Barco a Remo e uma Gruta Azul

No post anterior falamos sobre o que entendemos ser o melhor jeito de se conhecer Capri, o famoso giro dell’isola. Trata-se de um tour guiado ao redor da ilha a fim de conhecer alguns pontos turísticos, nadar pelas grutas, ver o por do sol entre outras atividades que pode durar duas ou mais horas do seu dia.

Qualquer que tenha sido a sua escolha quanto a este tour, o marinheiro o questionará se tem interesse em conhecer a Grotta Azzurra. Antes de tomar essa decisão, resolvemos ajudá-lo com algumas informações.

A primeira dica que deve considerar é que a maioria dos valores cobrados pelos marinheiros não considera a entrada na Gruta Azul. Ou seja, não importa quanto tempo ou dinheiro tenha empregado no tour, se não tiver acordado previamente, vai ter que desembolsar mais um adicional de 13 euros pelo ticket.

Outra coisa para se saber é que você não precisa se preocupar em comprar os bilhetes diretamente com o barco que serve como bilheteria oficial da atração ao lado da entrada. Os marinheiros costumam realizar todos os trâmites entre eles. Temos certeza que o marinheiro que te levou até lá ficará satisfeito em te ajudar.

1607-contiki-sorrento-e-capri-27_blog
Um pequeno trânsito de barcos a remo

Sabe porque este valor é pago a parte? Porque o seu barco, que possui tamanho e estabilidade razoáveis, não vai entrar na Gruta. Para ter acesso, você precisa estar disposto a saltar da tua embarcação para um barco a remo, para no máximo quatro pessoas, e passar por uma pequena entrada de apenas um metro de altura por dois de largura deitando-se no fundo do barco enquanto o marinheiro pega impulso em uma corrente presa nas rochas.

Pareceu perigoso? Não é. Apesar da estreita entrada, os marinheiros são experientes e a passagem é bem curta. Não me recordo de ter demorado dois segundos para atravessar e chegar à cavidade de 60 metros de comprimento e 25 de largura de um azul e prata indescritíveis.

A melhor dica que recebemos na época era sobre a melhor hora do dia para essa visita. Se você já pesquisou por aí, deve ter lido que o melhor momento é entre meio dia e duas da tarde. Isso porque os reflexos na gruta nesta hora são mais intensos e por isso o espetáculo mais bonito. Porém, considerando que apenas um barquinho entra e sai por vez e que a quantidade de pessoas interessadas em conhecer a gruta vai aumentando no decorrer do dia em função das pessoas que vão chegando para passar o dia na ilha, sugerimos que, se tiver contratado um marinheiro para o giro dell’isola pela manha, peça para que comece o tour pela Gruta Azul.

Se for um belo dia de verão, o período da manha não terá muita diferença para o sol do meio dia e é bem provável que esteja mais vazia e você possa aproveitar melhor o tempo para conhecer os demais lugares. É verdade que no final da tarde as filas são menores. Mas talvez o tempo esteja menos ensolarado e o mar mais agitado. Vale lembrar que se o mar estiver muito agitado o serviço de visitas fica suspenso.

O mesmo serve para os que não desejam fazer o tour em volta da ilha, mas tem interesse em conhecer a gruta. Contrate um marinheiro pela manha para que te leve à gruta (acredito que saia algo em torno de 12 a 14 euros) ou vá a pé. Vá até o centro de Anacapri onde é possível pegar a Via Pagliaro até a Via Grotta Azzurra (lembrando que você caminhará mais de 3 km para chegar). Outra opção é pegar um ônibus que parte da Piazza dela Pace. Ao descer do ônibus procure uma escadaria que leva a uma fila para embarcar nos barcos a remo.

1607-contiki-sorrento-e-capri-129_blog
O azul inconfundível da Gruta Azul

Acredite, vale a pena tomar um remédio para enjoo e não ligar em esperar um pouco para entrar nesta congestionada atração só para dar as famosas voltinhas ouvindo os marinheiros cantarem uma canção italiana enquanto enche seus olhos de um azul surreal.

Um comentário em “Capri: um Barco a Remo e uma Gruta Azul

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: