O que acha de subir no topo de Capri e ver a ilha de cima? Se gosta dessa ideia, você precisa conhecer o Monte Solaro: o ponto mais alto de Capri.
Essa é a nossa sexta e última matéria (pelo menos por enquanto) da nossa série sobre essa ilha italiana de pouco mais de 10 km² conhecida por Capri. Isso nos dá uma média de 1,7 km por matéria e estabelece nosso recorde pessoal de matérias por km² rs! E antes que possamos nos despedir de Capri, escolhemos lhe contar um pouco mais sobre onde registrar, na sua mente e em belas fotos, um dos panoramas mais bonitos da Itália. Por isso, apresentamos a vocês o Monte Solaro, também conhecido como Acchiappanuvole (ou “pega nuvens”).
Mas antes, se você está planejando viajar para Capri, não deixe de conferir nossos outros posts sobre esse destino:
- Capri: Começando a elaborar seu roteiro.
- Aportando em Capri: Marina Grande e como chegar ao seu hotel.
- O melhor jeito de se conhecer Capri: O giro dell´isola.
- Capri: um barco a remo e uma Gruta Azul.
- Capri: O beijo no Arco Dell´amore.
De bônus ainda preparamos um roteiro de 1 dia em Capri para quem pretende fazer um bate-volta na ilha.
Afinal, o que é o Monte Solaro?
O Monte Solaro é a montanha com o pico mais alto de Capri, com 589 metros acima do nível do mar, e é para lá que os turistas vão quando querem ter a melhor visão da ilha e até onde a vista alcançar.
Como faço para chegar lá?
Existem dois jeitos para se chegar ao topo: 1) Uma caminhada de pelo menos uma hora para quem possui um condicionamento físico razoável (opção essa que não fizemos porque não tínhamos muito tempo, mas dizem que a caminhada vale pelas paradas e pelos cenários) ou 2) Por teleférico (opção prática, mais rápida e que nos atendeu muito bem).
Imaginamos que nesta altura do campeonato você já saiba se situar na ilha e como chegar a Anacapri (como orientamos aqui) e por isso partimos do centro de Anacapri mesmo. Procure pela Praça Vittoria de Anacapri, poucos metros depois da estação de onde chegam os micro-ônibus vindos de Capri. Dalí, é possível observar de onde partem as cadeirinhas presas pelo cabo de aço rumo ao topo da ilha.
Quais os horários de funcionamento e preços?
Detalhe importante! Os horários do teleférico mudam de acordo com a época do ano. Em Março e Abril o funcionamento vai das 09h30 às 16h30. De Maio a Outubro o funcionamento ocorre das 09h30 até as 17h30. De Novembro a Fevereiro o horário de funcionamento vai das 09h30h às 15h30. Então fique atento para não perder o horário e tente checar se os horários do dia mudaram no ponto de informação para turistas na Marina Grande.
O bilhete que dá direito à ida e volta custa 14 euros. Para quem pretende descer caminhando, é possível pagar o valor de 11 euros pela metade do trajeto.
Não gosto de teleférico. É seguro?
A nossa experiência foi bem positiva. As cadeirinhas dão espaço para somente uma pessoa adulta e pode te deixar apreensivo no começo. Eu digo no começo porque assim que você for ganhando altitude o receio é substituído pela vontade de tirar muitas fotos das casinhas brancas e do mar azul que vai surgindo do seu lado direito. Cuidado apenas para não deixar cair o seu celular.
Pelos próximos 12 minutos, tempo aproximado da subida, o cenário vai ficando ainda mais bonito e já dá até pra se sentir confortável na cadeirinha. Não dá para resistir e não tirar fotos na subida, mas já lhe digo que na descida é ainda mais confortável de tirar as fotos. Isso porque você não precisa virar tanto o corpo para dar alguns cliques. Talvez o único incômodo na descida sejam as cadeirinhas de quem está subindo passando na frente enquanto tenta registrar a paisagem.
O que eu vou encontrar no topo?
Ao chegar ao topo, você irá subir algumas escadas para entender que o cenário que você estava registrando até o momento era só uma preparação para o que viria. O prêmio para quem sobe é a visão de praticamente toda a ilha, identificando até mesmo alguns pontos turísticos, como, por exemplo, os Faraglioni.
Nos dias claros é possível ver ainda o gigante Vesúvio, o Golfo de Nápoles e a Península Sorrentina (onde você está ou esteve hospedado conforme sugerimos aqui). Mais ao fundo é possível ainda ver as montanhas da Calábria e a costa Amalfitana. Ou seja, se o dia estiver limpo, você vai perder ganhar muitos minutos para apreciar cada pedacinho e tirar algumas fotos dos muitos ângulos proporcionados pelo Monte Solaro.
O que fazer depois de subir no Monte Solaro: o ponto mais alto de Capri?
Após conhecer cada pedacinho do mirante e tentar identificar cada lugar que os olhos possam alcançar, é possível descansar e apreciar a vista comendo alguma coisa comprada no bar ali mesmo ou seguir para algumas atrações próximas (Fortino di Bruto ou Santa Maria a Cetrella, por exemplo). Se já está satisfeito com o que viu, é hora de descer. Dessa vez menos tenso com a cadeirinha, o retorno deve ser bem mais proveitoso.
Antes ou depois de subir no Monte Solaro, recomendamos fortemente que faça o passeio de barco ao redor da ilha e, se o tempo permitir, entre na Gruta Azul. Ambos os passeios podem ser comprados antecipadamente e, para isso, sugerimos verificar as opções do GetYourGuide. Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Clicando aqui você consegue reservar ingressos para as principais atrações de Capri com antecedência, evita filas e ainda apoia nosso Blog sem qualquer custo adicional. Separei também algumas opções de passeio de barco que fazem o contorno na ilha:
Se você gostou de conhecer o Monte Solaro: o ponto mais alto de Capri e das nossas dicas, então não deixem de nos acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para saber mais sobre esse e outros Detalhes de Viagem. Arrivederci!
2 comentários sobre “Monte Solaro: o ponto mais alto de Capri”