Como chegar em Capri na Itália

Se você está lendo esse post porque tem curiosidade de conhecer Capri ou porque está montando seu roteiro pela Itália e considerou incluir esta famosa ilha no itinerário, saiba que a ilha é um dos destinos mais belos e populares de toda a Itália e vamos te ajudar com esse roteiro. Para isso, preparamos esse post, contando como chegar em Capri e o que esperar da Ilha.

Por que Capri?

A beleza deste lugar vem impressionando as pessoas por séculos. Não foi por acaso que Otaviano, antes de ser proclamado Augusto em 29 a.c., a tomou de Nápoles e agregou ao seu império. Outro imperador que se apaixonou pela ilha foi Tibério. Tamanha era a paixão que escolheu transferir-se para a ilha de onde cuidou dos interesses do império por dez anos.

Apesar da fama da ilha ser milenar, Capri se popularizou ainda mais no último século. Hoje em dia é possível ver astros de cinemas, esportistas e outros famosos (além do mar de turistas desconhecidos) aproveitando suas férias de verão nesta ilha de pouco mais de 9 km².

Como chegar em Capri

Conhecemos dois meios de se chegar à ilha: pelo ar ou pelo mar. Caso você não tenha o desejo ou a disponibilidade financeira de se chegar à ilha em um belo helicóptero que pode ser reservado para até 6 pessoas e suas malas, recomendamos as balsas ou aliscafe (uma espécie de lancha de alta velocidade) vindas, em sua maioria, de Nápoles e Sorrento.

Também é possível partir de Positano, Amalfi, Salerno e Ischia, mas, considerando que você aceitou nossa dica de passar pelo menos um dia na charmosa Sorrento, é bem possível que embarque no porto de Marina Piccola para o pequeno e único porto de Capri: a Marina Grande.

1607 - Contiki - Sorrento e Capri (9).JPG
Marina Grande: não é tão grande assim, né? Como chegar em Capri

Horários e Preços do Ferry até Capri

Para quem vai passar o dia na ilha e retornar a noite para Sorrento, considere pegar a primeira embarcação que parte às 07:15 da manhã. Agora, se você vai ficar alguns dias na ilha ou está com preguiça de acordar cedo nas férias, fique tranquilo, as embarcações partem em vários horários diferentes até as 07:25 da noite, quando parte o último barco.

Você pode checar todos os horários e preços diretamente pelo site oficial da Azienda Autonoma di Cura, Soggiorno e Turismo di Capri. Ao clicar no site, procure pela rota que está desejando fazer, como por exemplo Sorrento – Capri. Ao clicar na rota, aparecerão todas as opções de ida. Faça o mesmo, só que agora invertido (Capri – Sorrento, por exemplo), para verificar a disponibilidade de horários e preços para a volta. Vale lembrar que os horários podem ser alterados de acordo com as condições climáticas e a época do ano.

Eu vi que tem dois tipos de barco disponível, qual pego?

Como já falamos anteriormente, existem dois tipos de embarcações disponíveis para este trajeto: as balsas e o aliscafe. O primeiro faz o trajeto em 30 minutos e podem custar aproximadamente 17 euros. Por ser mais lento, é uma melhor alternativa para quem costuma sofrer enjoo. Já o segundo faz o trajeto em 20 minutos partindo de Sorrento e custam aproximadamente 20 euros.

Outra dúvida comum é a necessidade de comprar o ticket com antecedência. Nós fizemos o trecho em altíssima temporada e não tivemos dificuldade de comprar na hora. Mas não é difícil encontrar quem prefira comprar com antecedência para evitar as filas e garantir os assentos.

1607 - Contiki - Sorrento e Capri (83)_blog.jpg
Aliscafe. Como chegar em Capri

Como chegar em Capri por Roma

Se você ficou interessado em conhecer Capri partindo de Roma, saiba que é possível, mas certamente não compensa fazer um bate-volta. Mesmo que seja possível otimizar ao máximo todos os horários dos transportes até Capri, será necessário pelo menos três horas para concluí-lo. Ou seja, se você não tiver a sorte de “casar” os horários de cada pedacinho do trajeto, vai levar meio período para chegar.

A nossa intenção não é te desanimar, pelo contrário! Achamos que vale a pena investir meio dia viajando para quem quer conhecer Capri e a região, mas pensaria em ficar pelo menos uma noite. Por isso, segue um roteiro rápido para se chegar a Capri partindo de Roma.

Pegue um trem que sai do aeroporto Fiumicino até Stazione Termini. O trajeto dura aproximadamente 20 minutos e custam aproximadamente 15 euros. Em seguida pegue um trem para a Nápoles (Stazione Centrale). Este trecho pode ser feito em uma, duas ou quatro horas dependendo do tipo de trem que você irá pegar e pode custar de 10 a 40 euros por pessoa. Ao chegar à estação, procure um taxi para levá-lo até Molo Beverello. O trecho de taxi deve durar aproximadamente 10 minutos desconsiderando o transito. Ao chegar ao porto, compre um ticket e embarque em um Aliscafe para Capri.

Passeios de um dia bate e volta

Como eu comentei acima, é possível contratar empresas que fazem os passeios e você não precisaria se preocupar em contratar os transfers separados. Existem opções de passeios que saem de Sorrento, Nápoles, Roma e outros. Geralmente esses passeios incluem um traslado de ônibus do hotel até o barco que sai de Sorrento ou de um porto próximo que vai direto para Capri. Geralmente os barcos são menores e já adequados para fazer o passeio ao redor da ilha também com possível parada na Gruta Azul.

Após o passeio pela manhã, eles deixam os passageiros no porto de Capri (Marina Grande) para que conheçam a ilha por conta própria em alguma horas. Em horário marcado todos se encontram com o mesmo capitão e embarcação para fazer o caminho de volta.

Se você optar por esse tipo de passeio e quiser comprar seu ticket com antecedência, sugerimos verificar as opções do GetYourGuide. Eles são a maior plataforma online do mundo para reserva de excursões e atrações turísticas. Clicando aqui você consegue reservar ingressos para as principais atrações de Capri com antecedência, evita filas e ainda apoia nosso Blog sem qualquer custo adicional.

Ufa, chegou! O que fazer agora além de comer um delicioso sanduiche caprese apreciando a bela vista? Siga para o próximo post e daremos nossa sugestão.

Se gostou das nossas dicas e conteúdo, então curtam nossa página no Facebook e no Instagram. Arrivederci!

7 comentários sobre “Como chegar em Capri na Itália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo